A partir desta quarta-feira (30), a população da Capital poderá conferir amostras das apresentações do FITO (Festival Internacional de Teatro de Objetos) que terá início na sexta-feira (2). As crianças da AACC receberão logo mais, às 15h, o espetáculo do grupo Mosaico Cultural, do Rio Grande do Sul e, à noite, quem estiver na Feira Central irá prestigiar a performance do grupo XPTO, de São Paulo, com a Dança das Cadeiras.
 
Amanhã (1), a partir das 11h30, a Cia francesa Beau Gest apresenta um espetáculo de retroescavadeiras bailarinas, na Aldeia Urbana Marçal de Souza; e a partir das 19h, o grupo XPTO visita novamente a Feira Central, e convida os campo-grandenses a participarem do Festival que acontece até o dia 04, a partir das 15h, no Centro de Convenções Albano Franco, com entrada gratuita.
 
FITO

Você já ouviu falar da “modalidade cênica” teatro de objetos? Nascida na Europa dos anos 70, nela, objetos viram de maneira lúdica e inteligente personagens de suas histórias. Um saca-rolha gigante se transforma numa graciosa bailarina; leques imitam o traquejo de pavões; chaleiras e xícaras valsam; uma torneira vira fielmente a representação de um velhinho chorando; numa diversão garantida para a imaginação de crianças e adultos.
 
Em sua jornada pelo Brasil, o FITO – único festival do tipo no País -, já foi visto por mais de 150 mil pessoas de sete cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MT) e Manaus (AM) e Recife (PE). “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica Lina Rosa, idealizadora do evento. O FITO é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI-PE /FIEMS). O acesso é gratuito.