O técnico Mano Menezes convocou nesta quinta-feira, no Rio, a seleção brasileira que irá enfrentar a Escócia no amistoso do próximo dia 27, contra a Escócia, no Emirates Stadium, em Londres. As principais novidades da lista foram as presenças de Elano, Lúcio e Maicon, que voltarão a vestir a camisa amarela pela primeira vez depois de disputarem a última Copa do Mundo, além do meia Lucas, do São Paulo, que terá a sua primeira chance na seleção principal.

Campeões europeus e mundiais pela Inter de Milão, Lúcio e Maicon não vivem o grande momento que atravessavam no ano passado, mas estão mostrando regularidade nos últimos jogos do time italiano e terão a primeira chance sob o comando de Mano Menezes. Elano, por sua vez, teve premiada a grande fase com a camisa do Santos, pelo qual ocupa a artilharia isolada deste Paulistão, com oito gols.

Já o meia Lucas teve coroado o ótimo momento vivido por ele na seleção sub-20 no Sul-Americano da categoria e também com a camisa do São Paulo.

Outros dois jogadores que ganharão a primeira chance na seleção sob o comando de Mano Menezes serão o volante Henrique, do Cruzeiro, e o atacante Jonas, do Valencia, que foi o principal goleador do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando defendeu o Grêmio.

No mais, Mano resolveu manter a base que vinha convocando e dará novas chances a jogadores como os meias Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, e Jadson, do Shakhtar Donetsk. Já Lucas, do Liverpool, Elias, do Atlético de Madrid, e Ramires, do Chelsea, convocados com frequência pelo treinador, estão novamente na lista entre os jogadores de meio-campo.

ROBINHO E RONALDINHO FORA – Entre os jogadores que ficaram fora da lista desta quinta, o atacante Robinho, do Milan, foi a principal novidade, pois ele esteve presente em todas as outras convocações de Mano Menezes, que vinha, inclusive, dando a faixa de capitão ao jogador. O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, também foi descartado pelo treinador, apesar de acabar de ajudar o seu time a conquistar a Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca.

Já Neymar, que ficou fora do último amistoso da seleção por estar defendendo o time sub-20 do País, voltou a ser chamado pelo treinador, embora tenha amargado uma série de atuações ruins no Santos nos últimos jogos da equipe. Alexandre Pato, do Milan, e Nilmar, do Villarreal, foram os outros dois nomes convocados para o ataque.

O confronto diante da Escócia será o segundo do Brasil neste ano, depois de o País ter sido derrotado pela França no mês passado, por 1 a 0, no Stade de France. O treinador amargou o mesmo placar diante da Argentina, em novembro, no confronto que fechou 2010 para a seleção brasileira. Com isso, ele tentará encerrar um jejum diante dos escoceses.

O goleiro Julio Cesar, que evitou uma derrota ainda pior contra os franceses no último amistoso, voltou a figurar na lista de convocados de Mano Menezes e poderá ganhar nova chance como titular, depois de ter sido absoluto na posição sob o comando de Dunga até a disputa da última Copa do Mundo.

Confira a lista de convocados pelo técnico Mano Menezes:

Goleiros

Julio Cesar (Inter de Milão)

Jefferson (Botafogo)

Victor (Grêmio)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)

Maicon (Inter de Milão)

Marcelo (Real Madrid)

André Santos (Fenerbahçe)

Zagueiros

David Luiz (Chelsea)

Lúcio (Inter de Milão)

Luisão (Benfica)

Thiago Silva (Milan)

Meio-campistas

Lucas (Liverpool)

Henrique (Cruzeiro)

Sandro (Tottenham)

Renato Augusto (Bayer Leverkusen)

Lucas (São Paulo)

Elano (Santos)

Elias (Atlético de Madrid)

Ramires (Chelsea)

Jadson (Shakhtar Donetsk)

Atacante

Neymar (Santos)

Alexandre Pato (Milan)

Jonas (Valencia)

Nilmar (Villarreal)