Saúde realiza capacitação de conselheiros no Distrito Sul hoje

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria da Atenção Básica (CAB), convida o Conselho Municipal de Saúde, distritais e locais com focos nos usuários para participar de uma capacitação sobre tuberculose e hanseníase, com intuito de estabelecer parcerias e mobilizar a comunidade a procurar tratamento preventivo para os casos de hanseníase e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria da Atenção Básica (CAB), convida o Conselho Municipal de Saúde, distritais e locais com focos nos usuários para participar de uma capacitação sobre tuberculose e hanseníase, com intuito de estabelecer parcerias e mobilizar a comunidade a procurar tratamento preventivo para os casos de hanseníase e a tuberculose.

De acordo com a gerente técnica de doenças transmissíveis da CAB, Andréia Souza Pinto da Silva, o atendimento às duas enfermidades é feito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município, com profissionais que fazem desde o o acolhimento do usuário, diagnóstico e tratamento. “Temos constatado que muitas pessoas que têm os sintomas não vão procurar o serviço de saúde enquanto o problema está em estágio inicial e, quando chegam a procurar auxílio médico, a situação já alcança um nível crítico. Por isso, estamos buscando o apoio dos conselheiros para divulgar os sinais e sintomas, além da necessidade de diagnosticar e tratar precocemente para quebrar a cadeia de transmissão da doença”, explicou a profissional de saúde.

No ano de 2010, foram detectados em Campo Grande 26 casos de hanseníase paucibacilar, 63 de hanseníase multibacilar e 101 de tuberculose pulmonar positiva e a expectativa da Secretaria é que esta busca pelos usuários aumente cada dia mais, contribuindo para melhoria dos atuais indicadores. “Os pacientes precisam ter a consciência que o tratamento quando feito em estágio inicial previne incapacidades e complicações alcançando a cura. No caso da tuberculose, a duração é de seis meses a um ano e na hanseníase pode chegar até dois anos e não deve ser interrompido, pois pode ocasionar complicações tais como: presença da doença, resistência as medicações, dentre outras. ”, alertou Andréia.

Serviço – O treinamento será realizado em todos os distritos nos dias 19, 20,26 e 27 de julho. Sendo:

20/07 – Distrito Sanitário Sul – 13h30min – Local: Escola de Governo (Avenida Senador Filinto Muller, 1480, Vila Piratininga)

26/07 – Distrito Sanitário Leste – 13h30min – Local: Hospital Evangélico (Rua Américo Marques, 203, Flamingos)

27/07 – Distrito Sanitário Oeste – 13h30min – Local: Planurb (Rua Hélio Castro Maia, 279, Jd. Paulista).

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)