Ao todo são oferecidas 12.340 vagas em 138 cursos distribuídos por 14 cidades

O Senai, em conjunto com o Governo do Estado, Senac (Serviço Nacional Aprendizagem Comercial) e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), lança, na terça-feira (25), em Mato Grosso do Sul, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criado pelo Governo Federal para ampliar o quadro de profissionais qualificados e suprir a demanda das empresas, com o oferecimento de 12.340 vagas em 138 cursos gratuitos de educação profissional distribuídos pelas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora, Ponta Porã e Três Lagoas nos anos de 2011 e 2012.

O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida também intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País, elevando para 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes em todo o País.

Com as presenças do presidente da Fiems, Sérgio Longen, do governador do estado, do presidente da Fecomércio, Edison Araújo, e do reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe, a cerimônia de lançamento será realizada, às 11 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. Na oportunidade, também estarão presentes os diretores de 140 escolas estaduais de Ensino Médio, já que o público alvo do Pronatec são os alunos da rede pública de educação que estão cursando o Ensino Médio.

Distribuição
Atualmente, a indústria, com suas oportunidades e expectativas, é um dos campos mais promissores para quem quer crescer na vida. A demanda cada vez maior por profissionais qualificados, que contribuam para o aumento da competitividade do setor, faz com que as chances de quem quer ser contratado aumentem bastante e, nesse sentido, apenas o Senai oferece, no Pronatec, 9.400 vagas em 83 cursos gratuitos de educação profissional, sendo 6.711 vagas em 64 cursos gratuitos de qualificação e 2.689 vagas em 19 cursos gratuitos de nível técnico distribuídos por Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

Já o Senac disponibiliza, no Pronatec, 1.115 vagas em 21 cursos gratuitos de educação profissional espalhados por Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, sendo 905 vagas em 20 cursos gratuitos de qualificação e 110 vagas em cursos gratuitos de nível técnico. O IFMS proporciona, também no Pronatec, 1.825 vagas em 34 cursos gratuitos oferecidos em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Nacionalmente, o Pronatec tem como meta abrir 8 milhões de novas vagas no ensino profissionalizante até 2014, instalando novas unidades de ensino, concedendo bolsas de estudo, financiando estudantes e empresas que queiram qualificar melhor seus trabalhadores. O objetivo é atenuar um grave problema existente hoje na economia brasileira, que é a escassez de mão de obra especializada.

Serviço:
Mais informações sobre os cursos do Senai no Pronatec podem ser obtidas pelo site www.vocenaindustria.com.br