Projeto Rondon promove oficinas educativas; ações vão até dia 29

As equipes do Projeto Rondon – Operação Arara Azul, que estão baseadas em Corumbá, já desenvolvem um amplo calendário de oficinas pela cidade. Os 60 Rondonistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Faculdade Anhanguera de Brasilia (DF) são voltados basicamente para a aplicação de ações de cidadania junto à comunidade local. Somente nesta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As equipes do Projeto Rondon – Operação Arara Azul, que estão baseadas em Corumbá, já desenvolvem um amplo calendário de oficinas pela cidade. Os 60 Rondonistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Faculdade Anhanguera de Brasilia (DF) são voltados basicamente para a aplicação de ações de cidadania junto à comunidade local.

Somente nesta quarta-feira, 20 de julho, foram promovidas palestras e oficinas na área de Gestão de Pessoas; Leishmaniose e Dengue e de Teatro e Dança. Estas atividades foram voltadas especificamente para servidores municipais; agentes de endemias e professores. Mas a população também pode participar das oficinas, que vão até sexta-feira, 29 de julho.

Coordenador da equipe da UFSM que atua na Operação Arara Azul, o professor Ubiratan Tupinambá Costa, destacou que o trabalho desenvolvido pelo Projeto Rondon é multidisciplinar e envolve diversas áreas do conhecimento. Toda a programação para as ações em Corumbá foram definidas em abril, quando a coordenação fez uma viagem precursora à cidade para conhecer as demandas do município.

Na avaliação do professor, os quinze dias passados pelos Rondonistas na cidade deixarão legado positivo para os dois lados da operação. “Ter acesso à comunidade e às pessoas mais humildes traz um ganho muito grande. Para a comunidade pelo contato com a universidade, pois é um universitário, um jovem, que fala numa linguagem comum. Eles querem saber mais. Para o universitário é algo exageradamente enriquecedor. Ele tem lucro muito grande; um enriquecimento como acadêmico, como cidadão, de brasilidade e de cultura”, afirmou Ubirajara a este Diário.

Acadêmica de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, Mariana Gaida, contou que o Projeto Rondon permite além da interação multidisciplinar – entre os integrantes da Operação no Pantanal – um verdadeiro intercâmbio cultural. “O que vai ficar é o que já estamos absorvendo, que é essa multidisciplinaridade que temos ao conhecer a área do colega; trazer isso para a nossa profissão e ver as diferenças regionais e culturais, agrega bastante. Nas oficinas temos possibilidade de conhecer a experiência das pessoas daqui. Trazemos a técnica e o povo complementa com o conhecimento daqui. Percebemos o clima muito diferente; o calor; que o fuso horário é diferente e o povo daqui é muito receptivo e hospitaleiro”, disse a universitária.

Até o dia 31 deste mês, 160 acadêmicos e 40 professores, representando 16 instituições de ensino superior, vão percorrer oito cidades sul-mato-grossenses levando ações e serviços para as comunidades carentes e ribeirinhas de Corumbá, Miranda; Bodoquena; Ladário; Guia Lopes da Laguna; Caracol; Porto Murtinho e Anastácio, com o apoio do Exército Brasileiro e das prefeituras locais.

Calendário de atividades até sexta-feira

21 de julho

Tema: A arte como amenizadora da violência escolar

Horário: 13h30 às 16h30

Local: CRAS Central – Programa PROJOVEM

Tema: Ferramentas de Internet na Educação

Horário: 14h às 16h30min

Local: Núcleo de Tecnologia (Centro da cidade)

Tema: DST / AIDS

Horário: a partir das 13h30min

Local: Espaço Educacional

Tema: Saúde da Mulher (Capacitação dos profissionais sobre a temática de Saúde Sexual e Reprodutiva e Planejamento Familiar)

14h30min às 17h

Local: Centro de Saúde da Mulher

22 de julho

Tema: Estimulação essencial, psicomotricidade e motivação

Horário: 08h às 10h30min

Local: Creche Maria Candelária

Tema: Estimulação essencial, psicomotricidade e motivação

Horário: 14h às 16h30min

Local: Creche Ana Gonçalves

Tema: Pré-Natal e Aleitamento Materno

Horário: 07h30min

Local: Espaço Educacional

Tema: Hipertensão, Diabetes, AVC e IAM (Infarto Agudo do Miocárdio)

Horário: a partir das 13h30min

Local: Espaço Educacional

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)