O Mis/MS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), unidade vinculada à GPHC (Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural) da FCMS (Fundação de Cultura de MS), realizará desta terça-feira (8) a sexta-feira (11) o projeto “Amplificadores de Cultura”, que oferece ao público atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, literatura, entre outras categorias artísticas, através de cursos, palestras e oficinas.

O MIS tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, preservando os bens culturais que formam a identidade do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto.

Neste mês, o projeto “Amplificadores de Cultura” realizará uma oficina de introdução ao audiovisual por meio de animação stopmotion. “Trata-se de uma forma de conhecer o audiovisual por meio da técnica de animação. A oficina trata dos primórdios da linguagem do audiovisual e usa a animação como fio condutor para a compreensão do funcionamento da linguagem do cinema”, explica Alexandre Prado Sogabe, gestor de atividades educativas do MIS de MS.

Ao fim da oficina, nesta sexta-feira (11) às 15h, será realizada a exibição da Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais do Dia Internacional da Animação, realizado nacionalmente pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) com o apoio da ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) e do Núcleo de Audiovisual da FCMS. Serão exibidos filmes nacionais e internacionais diversos, como “Breves instantes”, de Míriam Rolim e “Desassossego”, de Lorenzo Degli´Innocenti.

Serviço

A programação, sinopses e o projeto na íntegra podem ser consultados no site www.abca.org.br . Local: Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e Cidadania, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS. Informações: 67 3316 9178 – [email protected]