Balanço divulgado nesta sexta-feira (25) pela Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) indica que o programa Eficiência Energética, que visa a retirada de equipamentos antigos e que, para funcionar, necessitam de alto consumo de energia, já conseguiu economizar 20 mil mwh/ano em MS somente em 2011.

O total equivale ao consumo de uma cidade do tamanho de Aquidauana ou de Naviraí durante dois meses. O balanço leva em conta apenas a parte do programa que é voltada para as famílias de baixa renda.

O cálculo pode ser feito em função do número de geladeiras e lâmpadas substituídas para possibilitar a redução no consumo de energia nas residências de quase 27.374 famílias contempladas, com 12 mil refrigeradores e 145 mil lâmpadas, em 32 dos 73 municípios que formam a área de concessão da Enersul no Estado.

Segundo nota divulgada pela Enersul, além da troca de geladeiras e lâmpadas, a empresa, orientada pela Política de Sustentabilidade da Rede Energia, “tem levado a essas famílias um trabalho permanente de esclarecimento sobre a importância do uso econômico e seguro da energia”.