Primeiro site de compras coletivas do meio rural completa mais de um ano

Em pouco mais de um ano o Portal Agron, lançado em fevereiro de 2010, reuniu mais de 26 mil itens cadastrados pelos seus milhares de usuários, provenientes de quase 3 mil municípios, incluindo aí alguns do exterior. Com um formato de fácil compreensão, que agrega diferentes módulos, o site agradou. “Prova disso é o seu […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em pouco mais de um ano o Portal Agron, lançado em fevereiro de 2010, reuniu mais de 26 mil itens cadastrados pelos seus milhares de usuários, provenientes de quase 3 mil municípios, incluindo aí alguns do exterior. Com um formato de fácil compreensão, que agrega diferentes módulos, o site agradou. “Prova disso é o seu grande crescimento, além da conquista de diversas parcerias importantes”, diz o idealizador do Agron, o Médico Veterinário e doutor em Genética e Melhoramento Animal, Selmos Luiz Gressler.

Estrutura

O Portal Agron é uma comunidade relacionada ao meio rural, da qual o usuário participa por meio da internet pelo endereço www.agron.com.br. O espaço é gratuito e livre do pagamento de comissões. Os usuários podem anunciar seus produtos nos classificados; divulgar leilões; enviar notícias de eventos e exposições; incluir o currículo ou vaga de emprego; publicar artigos e, principalmente, divulgar sua propaganda ao mesmo tempo em que forma sua própria rede social virtual voltada ao agronegócio.

Dentre os módulos — anúncios, notícias, discussões e artigos — destaca-se a primeira experiência com compras coletivas relacionadas ao agronegócio no Brasil. Dentro do Agron, o módulo de compras coletivas pode ser acessado, e o internauta será encaminhado ao recém-criado site www.agronvale.com.br.

Na época que foi lançado, o site utilizava o nome de compra em grupo porque o termo compra coletiva era desconhecido. Gressler explica que a idéia do módulo de compra coletiva surgiu a partir da observação da experiência de cooperativas e grupos de compras. “Assim nasceu conceitualmente uma ferramenta ideal para promoções, o site Agronvale”, destaca Gressler. O site negocia promoções com descontos e a oferta fica disponível por alguns dias. Os pagamentos são efetuados por meio de mecanismos seguros para que a compra possa ser feita com tranqüilidade. Além disso, o site é inovador, também, porque vende cupons de descontos. Ou seja, o comprador paga no Agronvale apenas uma parte do valor do desconto e o restante é pago diretamente ao parceiro que está promovendo a venda.

Parcerias

Entidades importantes como o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia — Cenargen, Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), Grupo Plantio na Palha de Dourados, Sindicato Rural de Dourados e a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce (ASPNP) já apóiam a idéia arrojada de oferecer gratuitamente esse canal para o produtor rural.

O Agron vem complementar uma lacuna no meio rural e tem como objetivo facilitar a comercialização e o marketing no agronegócio. “Queremos que o pequeno anunciante e o produtor rural criem facilmente seus anúncios. Ou seja, o usuário poderá criar sua miniloja virtual e sua página pessoal gratuitamente. Além disso, desejamos oferecer oportunidades para que as promoções em compras coletivas sejam gratificantes e realmente reduzam alguns custos. O importante é melhorar o relacionamento e a satisfação entre o produtor rural, fornecedores e consumidores”, diz Gressler.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)