Portadores da síndrome de down podem ter exame gratuito em MS
Os recém-nascidos portadores da síndrome de down em Mato Grosso do Sul poderão fazer o exame de ecocardiograma gratuitamente, é o que prevê o projeto de lei apresentado na sessão desta terça-feira (10) pelo deputado estadual Zé Teixeira (DEM). As doenças cardíacas congênitas é uma das principais causas da morte precoce das crianças portadoras da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os recém-nascidos portadores da síndrome de down em Mato Grosso do Sul poderão fazer o exame de ecocardiograma gratuitamente, é o que prevê o projeto de lei apresentado na sessão desta terça-feira (10) pelo deputado estadual Zé Teixeira (DEM).
As doenças cardíacas congênitas é uma das principais causas da morte precoce das crianças portadoras da síndrome de down. Através do ecocardiograma, exame não invasivo, é possível avaliar as condições cardiovasculares do recém-nascido e encaminhá-lo ao Serviço de Estimulação e Habilitação, composto por fisioterapia, fonoterapia e terapia ocupacional.
A fundadora da Sociedade Educacional Juliano Varela, Malu Fernandes, disse que as mães aguardam um longo tempo nas filas para conseguirem realizar o exame em seus bebês, e enquanto isso sofrem por não saberem se o bebê apresenta problema cardíaco. “Quanto antes ser diagnosticado o problema, mais cedo a criança começa a ser estimulada e correrá menor risco de morrer”, acrescentou.
Malu contou que cerca de 70% das crianças que frequentam a entidade nasceram com algum comprometimento cardíaco. O ecocardiograma é o exame mais indicado para detectar problemas anatômicos como a comunicação interventricular (CIV). “Este projeto é de maior importância para as mães que têm filhos com a síndrome de down”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Em Cassilândia, homem é procurado por ameaça e tentativa de homicídio
O serviço ambulatorial encaminhou a vítima até a Santa Casa para atendimento
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.