No próximo sábado (12), o CTG Tropeiros da Querência realiza em sua sede a Oficina Artística do Ponto de Cultura – Projeto Cultura de Galpão. Cerca de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) participarão da atividade, que começa às 9h.

Conforme o Patrão da entidade tradicionalista, José Valdemir Rocha, é a última atividade deste ano do Projeto. “As Oficinas do Projeto serão encerradas neste sábado e no mês de março do próximo ano retomamos as atividades com os estudantes. A sede do CTG se transforma em um grande palco de integração, onde temos a oportunidade de reunir tradicionalistas com os professores e estudantes da Reme, tornando a atividade uma experiência única de transmissão de culturas”, diz.

Após a solenidade de abertura, acontecerá a palestra artística com o professor Sérgio Moura. Em seguida serão realizadas as mostras de danças folclóricas, causos e poesias, trova e música. As mostras reunirão diversos tradicionalistas e integrantes dos grupos de danças juvenil e xirú do CTG. A mostra de trova contará com a participação especial do repentista e compositor José Alexandre.

Neste ano já foram realizadas três Oficinas: Campeira, Esportiva e Folclórica (no mês do Folclore). A Oficina Artística do Cultura de Galpão contará com a presença das Escolas: Antonio José Paniago, Múcio Teixeira Junior, Iracema Vicente e Flora Guimarães Rosa Pires.