Depois de quatro jogos de incerteza, críticas e reclamações, a Ponte Preta voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória por 4 a 1 sobre o ABC-RN, concretizada no Estádio Moisés Lucarelli lotado, foi a redenção não somente da equipe, mas da temporada toda, já que garante o retorno do time à Série A após cinco anos de ausência. O acesso foi confirmado em Campinas.

A volta à elite do futebol brasileiros foi possível porque contou com a ajuda dos principais rivais, que jogaram ao mesmo tempo neste sábado. O Vitória não podia ganhar do São Caetano, e assim ocorreu: derrota por 2 a 1, com gols do time do ABC Paulista nos minutos finais. Outra situação que classificaria a Ponte Preta seria uma improvável derrota do Bragantino para o ASA, concretizada: 1 a 0.

Desta forma, a Ponte Preta chega aos 62 pontos e se une a Portuguesa e Náutico, também já garantidos na Série A. A equipe não pode mais terminar a Série B fora da zona de acesso. O ABC-RN, por sua vez, se safa do perigo de rebaixamento, apesar da derrota. Com 52 pontos, aparece na 12ª colocação da competição, garantido para a edição de 2012.

O jogo

A Ponte Preta teve o domínio das ações no primeiro tempo e, com a posse de bola na maior parte do tempo, conseguiu acuar o ABC-RN em seu campo de defesa. O time nordestino ameaçou nas arrancadas de Cascata, que buscava sempre uma jogada com Leandrão. Foi com essa fórmula que conseguiu complicar a situação da equipe campineira e sair na frente no marcador, em pleno Moisés Lucarelli.

Aos 27min, Lins arrancou pela direita, invadiu a área e foi deslocado por Leandro Silva. O árbitro Antônio F. de Carvalho Schneider marcou pênalti, que acabou convertido por Cascata dois minutos depois. Atrás no marcador, a Ponte Preta partiu ainda mais para o ataque, em busca do empate. Antes, já havia criado boa chance em chute de fora da área acertado por João Paulo, aos 2min. Wellington defendeu bem para o ABC.

Aos 36min, Guilherme cruzou e Ricardo Jesus errou a cabeçada, desperdiçando boa oportunidade. No final do primeiro tempo, aos 44min, o time conseguiu igualar o placar. Renato Cajá recebeu cruzamento e desviou de cabeça dentro da área. A bola ia entrando no gol, mas a zaga do ABC-RN salvou em cima da linha. O árbitro marcou um empurrão de Bilei no camisa 10 da Ponte, determinando pênalti.

Na cobrança, Ricardo Jesus ficou a apenas dois passos da bola, mas conseguiu estufar as redes, acertando com força o canto direito de Wellington. No segundo tempo, o time não precisou de muito tempo para virar o placar: aos 8min, Guilherme fez jogada pela direita e cruzou rasteiro na área, onde Ricardo Jesus chutou e foi bloqueado pela zaga. No rebote e com o goleiro do ABC já vencido, Caio bateu com força no canto direito para marcar.

O gol incendiou a torcida da Ponte Preta, que ficou ainda mais feliz quando Renatinho Potiguar fez falta dura em Renatinho, que havia entrado no intervalo do confronto. O jogador recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso e deixou o ABC-RN com um jogador a menos aos 17min do segundo tempo. Aos 22min, Caio recebeu na ponta esquerda, invadiu a área, driblou Ricardo Oliveira e foi derrubado. Pênalti.

A cobrança novamente ficou a cargo de Ricardo Jesus, que trocou o canto e desta vez mandou a bola no lado esquerdo de Wellington, aumentando a vantagem da equipe mandante. Nos minutos finais, a torcida da Ponte Preta fez festa enquanto mantinha a torcida contra o Bragantino. O time ia sendo derrotado pelo ASA-AL em Bragança Paulista, mas se empatasse adiaria o acesso dos campineiros.

Os adversários facilitaram e, aos poucos, a torcida da Ponte Preta foi comemorando os gols em estádios pelo Brasil. O Bragantino perdeu por 1 a 0, e o São Caetano virou para cima do Vitória, outro que poderia complicar a situação. Nos minutos finais, Renatinho marcou o quarto gol, completando cruzamento de cabeça.

Com o fim do jogo, a torcida invadiu o gramado para comemorar o acesso. Aproveitaram para recolher camisas, calções, meias e chuteiras dos jogadores, criando alguma confusão.