A Empresa Sanesul (Saneamento de Mato Grosso do Sul) acaba de perfurar um poço tubular profundo no município de Antônio João, cerca de 402 Km da Capital. Os trabalhos foram realizados entre os dias 01 e 08 de setembro, e tem o objetivo de complementar o abastecimento da população urbana da região.

A Assessoria da Sanesul informou que o valor investido na perfuração foi de R$ 84 mil de recursos próprios. De acordo com o geólogo da Sanesul, Antônio Carlos Benatte Valente, o poço apresentou uma vazão de exploração de 26 metros cúbicos por hora, representando incremento na produção de água do município.

O poço foi localizado por meio de pesquisa geofísica, determinando a região com maior probabilidade de se haver produção de água. Atualmente, o abastecimento em Antônio João é realizado pela operação de três poços profundos que, juntos, possuem uma vazão de 67 mil litros de água por hora. Segundo o geólogo, o volume produzido já estava ficando defasado em função do aumento da população nos últimos anos.

Funcionamento

O poço foi perfurado em rochas basálticas da formação Serra Geral, com diâmetro útil de oito polegadas, e vai captar água a uma profundidade de 204 metros. Para que entre em funcionamento, a Sanesul está fazendo o detalhamento técnico do projeto para implantar adutora, que vai ligar o poço ao centro de reservação. Assim, será possível executar a urbanização do entorno, fazer as ligações elétricas e a instalação da bomba e do quadro de comando.