Patrimônio histórico de Dourados vira motivo para ação judicial
O Ministério Publico Estadual ingressou contra o poder público municipal para obrigá-lo a revitalizar a Usina Filinto Muller, em Dourados. A ‘Usina Velha’ como é conhecida é tombada como patrimônio histórico cultural. A ação, assinada pelo promotor de justiça Paulo Cesar Zeni, cumpre a função de forçar a prefeitura a realizar projetos de recuperação do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Publico Estadual ingressou contra o poder público municipal para obrigá-lo a revitalizar a Usina Filinto Muller, em Dourados. A ‘Usina Velha’ como é conhecida é tombada como patrimônio histórico cultural. A ação, assinada pelo promotor de justiça Paulo Cesar Zeni, cumpre a função de forçar a prefeitura a realizar projetos de recuperação do local. Existem dois projetos, mas segundo o promotor, “nada de concreto foi feito para restaurar o imóvel”. O promotor lembra que o valor histórico é incontestável.
“Usina Velha”
Inaugurada em 1949 pelo senador Filinto Müller, então chefe de Polícia do Estado de Mato Grosso, durante o governo de Getúlio Vargas, a usina funcionou fornecendo energia para Dourados até o final de 1950, movida a vapor. Depois, a caldeira foi trocada por um motor a óleo diesel. Em 1952 a usina foi desativada e o motor transferido para outro local, mais próximo ao centro da cidade.
Tombada como patrimônio histórico cultural em 1991, com intuito de ser um local de lazer, arte e cultura para o município, além de abrigar o ‘Museu Histórico de Dourados’, a usina não passou até hoje por nenhuma alteração de sua estrutura arquitetônica.
Em 2005, a prefeitura e a Fundação de Cultura chegaram a anunciar a revitalização, que seria feita com recursos de um fundo de cultura do Banco do Brasil. Na época, o valor destinado para a obra seria de R$ 500 mil.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dourados a usina poderá ser incluída no projeto de criação do “Parque Laranja Doce”. Os projetos estão em andamento e à espera de recursos federais, segundo a assessoria.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Procurando o jantar? Cobra surge ‘contemplando a natureza’ no Parque das Nações Indígenas
Cobra parecia procurar algo na natureza quando foi flagrada
Fies vai ofertar mais de 110 mil vagas para estudantes em 2025
Fies Social reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único
Saque-aniversário do FGTS 2025 já está disponível; confira calendário
Confira quando solicitar benefício
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.