Patrimônio histórico de Dourados vira motivo para ação judicial

O Ministério Publico Estadual ingressou contra o poder público municipal para obrigá-lo a revitalizar a Usina Filinto Muller, em Dourados. A ‘Usina Velha’ como é conhecida é tombada como patrimônio histórico cultural. A ação, assinada pelo promotor de justiça Paulo Cesar Zeni, cumpre a função de forçar a prefeitura a realizar projetos de recuperação do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ministério Publico Estadual ingressou contra o poder público municipal para obrigá-lo a revitalizar a Usina Filinto Muller, em Dourados. A ‘Usina Velha’ como é conhecida é tombada como patrimônio histórico cultural. A ação, assinada pelo promotor de justiça Paulo Cesar Zeni, cumpre a função de forçar a prefeitura a realizar projetos de recuperação do local. Existem dois projetos, mas segundo o promotor, “nada de concreto foi feito para restaurar o imóvel”. O promotor lembra que o valor histórico é incontestável.

“Usina Velha”

Inaugurada em 1949 pelo senador Filinto Müller, então chefe de Polícia do Estado de Mato Grosso, durante o governo de Getúlio Vargas, a usina funcionou fornecendo energia para Dourados até o final de 1950, movida a vapor. Depois, a caldeira foi trocada por um motor a óleo diesel. Em 1952 a usina foi desativada e o motor transferido para outro local, mais próximo ao centro da cidade.

Tombada como patrimônio histórico cultural em 1991, com intuito de ser um local de lazer, arte e cultura para o município, além de abrigar o ‘Museu Histórico de Dourados’, a usina não passou até hoje por nenhuma alteração de sua estrutura arquitetônica.

Em 2005, a prefeitura e a Fundação de Cultura chegaram a anunciar a revitalização, que seria feita com recursos de um fundo de cultura do Banco do Brasil. Na época, o valor destinado para a obra seria de R$ 500 mil.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dourados a usina poderá ser incluída no projeto de criação do “Parque Laranja Doce”. Os projetos estão em andamento e à espera de recursos federais, segundo a assessoria.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)