Com o objetivo de gerar receita e um maior número de acessos, o Twitter passará a oferecer espaço para propaganda política, que poderá ser acessada pelos usuários da rede social.

O foco principal do microblog será principalmente as eleições americanas de 2012, que terão um custo superior a US$ 1 bilhão. A rede social contratou um ex-executivo de marketing do Google, especialista em publicidade política, para tentar captar o maior investimento possível.

“Tivemos cinco anos para observar como as pessoas usam nossa plataforma e sabemos que os políticos são usuários ativos e que o público gosta de acompanhá-los”, disse um dos executivos do Twitter, Adam Bain.

Entre os primeiros clientes do twitter figuram cinco pré-candidatos republicanos. Embora Bain não tenha citado nomes, especula-se que um deles é o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney.

O Twitter informou que fará modificações no design dos anúncios para que eles não sejam confundidos com tweets comuns. As postagens aparecerão como resultado de buscas por determinada palavra, na lista dos temas mais comentados ou como sugestão a usuários que tenham interesses similares ao conteúdo das campanhas.