Pular para o conteúdo
Geral

Papandreou tenta formar coalizão de governo com presidente grego

O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, se reuniu neste sábado (5) com o presidente do país, Karolos Papoulias, para formar um governo de união nacional e ratificar o acordo de resgate fechado com a União Europeia. Logo após a rápida reunião com Papoulias, Papandreou afirmou a jornalistas que estes são “tempos difíceis” na Grécia, se […]
Arquivo -

O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, se reuniu neste sábado (5) com o presidente do país, Karolos Papoulias, para formar um governo de união nacional e ratificar o acordo de resgate fechado com a União Europeia.

Logo após a rápida reunião com Papoulias, Papandreou afirmou a jornalistas que estes são “tempos difíceis” na Grécia, se referindo à crise no país, e acrescentou que as negociações para a formação de um governo de consenso vão começar em breve.

“Para criar esta cooperação mais ampla, vamos começar os procedimentos e contatos necessários em breve”, disse o primeiro-ministro grego em frente ao Palácio Presidencial, segundo a agência de notícias Reuters.

Antes de entrar na reunião com o presidente, Papandreou disse que a cooperação dentro do governo grego era “necessária para garantir, para a Grécia e nossos parceiros, que podemos honrar nossos compromissos”.

“Temo que a falta de cooperação possa prejudicar a forma como nossos parceiros veem nossa vontade de permanecer no núcleo central da União Europeia e (da zona) do euro”, afirmou.

Moção de confiança
A reunião deste sábado com o presidente Karolos Papoulias ocorreu logo depois de Papandreou ganhar uma moção de confiança do Parlamento na noite de sexta-feira. Com 153 votos a favor e 145 contra, o líder grego não precisou renunciar, permanecendo à frente do governo para lidar com a crise que assola o país e ameaça a moeda única europeia.

Antes da votação, Papandreou defendeu a implementação do acordo de resgate fechado com a União Europeia. “É uma prioridade nacional”, disse.

Na quinta-feira, diversos deputados aliados se rebelaram e alguns pediram a renúncia de Papandreou. A moção de confiança foi votada após o Papandreou convocar um polêmico referendo sobre o acordo com a União Europeia, dividindo o governo.

No discurso, o primeiro-ministro argumentou que a convocação de eleições “paralisaria o país” e seria uma “catástrofe” neste momento.

“(Trata-se) de um acordo que nos dá segurança, que nos garante nosso espaço na Europa. Um acordo que nos permite zerar boa parte de nossas dívidas e pagar menos juros. Isso facilita nossa caminhada nos próximos anos”, disse.

Divisão
A divisão na coalizão de governo aflorou após Papandreou convocar, de surpresa, um referendo sobre o acordo da Grécia com a União Europeia, fechado na última semana.

Após o anúncio, Papandreou foi chamado para uma conversa urgente durante a cúpula do G20, em Cannes, na quarta-feira, onde o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel disseram que qualquer referendo levantaria a questão sobre se a Grécia quer permanecer na zona do euro.

Mais cedo, diante da perspectiva de renúncia de Papandreou, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse esperar que a Grécia forme um governo de unidade nacional e permaneça na zona do euro.

“Se há um momento para uma união nacional na Grécia, é agora”, afirmou Barroso, em entrevista à BBC Brasil.

Ele afirmou que “a Grécia está em uma das situações econômicas mais críticas em que um país pode estar”. “Eles estão à beira da bancarrota – se não houver uma resposta adequada, não terão dinheiro para pagar escolas, hospitais e as funções básicas do Estado.”
“É uma situação excepcionalmente séria”, disse.

Entretanto, o chefe do braço executivo europeu admitiu a possibilidade de o país abandonar a moeda comum, se este for o seu desejo.

“Cabe a eles decidir se querem ou não permanecer na zona do euro”, ponderou o português.

“Acreditamos que é de interesse deles, e queremos que eles fiquem. Acho que o princípio de um país abandonar o euro não é bom. Mas no fim das contas, depende de eles implementarem as decisões tomadas em conjunto.”
Acordo
O acordo, fechado em 28 de outubro, prevê fortes ajustes nas contas gregas, assim como a redução de 50% da dívida do país junto a credores privados, fruto de uma longa negociação com os bancos.

Além disso, os países da zona do euro concordaram em conceder à Grécia um segundo pacote de ajuda no valor de 130 bilhões de euros, em troca da adoção de medidas de austeridade que incluiriam o corte de salários e a demissão de funcionários públicos.

Analistas dizem que a zona do euro deve resolver rapidamente o problema da Grécia, para evitar que a crise se espalhe por outras economias vulneráveis, especialmente a Itália.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gelo

Frio forma gelo em carros de Amambai: ‘motor fazia um barulho estranho’

Com tornozeleira eletrônica, homem é preso por furto de chocolates e posse de munições

Comissão analisa PL que pode alterar nome de cidade para Rio Verde do Pantanal

Brasileira que caiu em vulcão é encontrada morta, diz família

Notícias mais lidas agora

cpi LÍVIO CONSÓRCIO

Sem resultados, CPI já gastou mais de R$ 100 mil e dispensou oitiva com dono do Consórcio

Corregedoria nacional julga nesta terça-feira denúncia de corrupção envolvendo o MPMS

Trump garante que cessar-fogo entre Irã e Israel ‘está em vigor’, após ligar para Netanyahu

Gripe aviária: após reconhecimento da OMSA, países retomam importação de frango brasileiro

Últimas Notícias

Transparência

Tenentes-coronéis que receberam propina na Ma´fia dos Cigarreiros enfrentam audiência nesta semana

Servidores já foram condenados na esfera criminal pela Máfia dos Cigarreiros, mas também respondem por denúncia de improbidade

Le Blog Maria Antonia

Caitlin Clark, estrela do basquete americano que têm se destacado na moda

No mundo do esporte, o basquete é um dos segmentos que mais consagram atletas como celebridades fashionistas, sobretudo personalidades da liga norte-americana National Basketball Association (NBA). Uma das estrelas do basquete que têm se destacado na moda é Caitlin Clark. Jogadora do Indiana Fever, da Women’s National Basketball Association (WNBA), modalidade feminina da principal liga … Continued

Cotidiano

Caixa lança campanha de renegociação de dívidas com 90% de desconto

Assim que finalizado o acordo com a Caixa, o nome do cliente fica limpo em até cinco dias

Brasil

Braga Netto e Mauro Cid se confrontam em acareação no STF na ação por tentativa de golpe

Acareação foi autorizada na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes a pedido da defesa de Braga Netto