Os municípios de e Campo Grande receberão palestras de plantio e manejo de eucalipto e seringueira, respectivamente, nos dias 17 e 18 deste mês. O evento se inicia às 7h e segue até às 17h. A inscrição é gratuita.

O evento traz palestras sobre “Mercado da Borracha Natural e a Rentabilidade da Seringueira”, com o diretor da Polifer, Getulio Ferreira; “Manejo do Seringal”, com o professor Marco Cerqueira, do Portal Assithe; “Linhas de Financiamentos do Setor Florestal”, com representantes do Banco do Brasil e do Banco Regional de Desenvolvimento do Estremo Sul – BRDE, “A Rentabilidade da Atividade Pecuária com o Eucalipto”, com o prof. Dr. Omar Daniel, da Sociedade Brasileira de Agrosilvicultura – SBAG, e o “Mercado Regional do Eucalipto”, com o diretor da Reflore, Dito Mário.

As palestras compõem um projeto do Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS – e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul, intitulado Mais Floresta.

O programa foi criado a partir do Plano Estadual de Florestas, elaborado por meio de informações do Governo de Mato Grosso do Sul que quer substituir às áreas degradadas. O objetivo é que o Estado tenha uma área de 1 milhão de hectares de eucaliptos e seringueiras plantadas.

Atualmente, o estado tem aproximadamente 300 mil hectares de florestas. Em 2007, conforme os dados da Reflore-MS, Mato Grosso do Sul plantava aproximadamente 227 mil hectares de florestas. Em 2011, o Estado deve atingir um total de 500 mil hectares, sendo quase exclusivamente de plantio de eucalipto.

São parceiros do Mais Floresta: Painel Florestal, Cautex, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul-BRDE, Reflore MS, Sebrae, Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura-SBAG, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD.

Informações e inscrições www.senarms.org.br ou no Sindicato Rural de Campo Grande, pelo telefone (67) 3341-2696, ou no Sindicato Rural de Camapuã – (67) 3286-1168.