Ônibus espacial Atlantis se acopla à Estação em última missão
O ônibus espacial norte-americano Atlantis se acoplou à Estação Espacial Internacional no domingo para entregar um último lote de mantimentos à plataforma em órbita, no último voo do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos. O comandante Chris Ferguson estacionou gentilmente o Atlantis em sua vaga na estação espacial às 12h07 (horário de Brasília), quando […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ônibus espacial norte-americano Atlantis se acoplou à Estação Espacial Internacional no domingo para entregar um último lote de mantimentos à plataforma em órbita, no último voo do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos.
O comandante Chris Ferguson estacionou gentilmente o Atlantis em sua vaga na estação espacial às 12h07 (horário de Brasília), quando o veículo espacial estava 370 quilômetros acima do Oceano Pacífico.
“Bem-vindos à Estação Espacial Internacional pela última vez”, disse à equipe o engenheiro de voo da estação Ron Garan.
Após 30 anos de história com o custo de quase 200 bilhões de dólares e das vidas de 14 astronautas, os ônibus serão aposentados para dar caminho à uma nova geração de naves espaciais que, segundo o presidente norte-americano Barack Obama, irá colocar os astronautas em um asteróide e, posteriormente, em Marte.
A nave concluiu uma viagem de dois dias iniciada com uma despedida emocionante no Centro Espacial de Kennedy, onde cerca de um milhão de espectadores se reuniu na sexta-feira para a assistir o ônibus zarpar céu adentro no que constitui o 135o e último voo do programa.
Cerca de uma hora antes de o ônibus se acoplar, Ferguson fez o Atlantis dar uma pirueta para que Garan e companheiros da equipe a bordo da estação pudessem fotografar a delicada cobertura resistente ao calor da nave.
As centenas de fotos serão enviadas para a análise de equipes de controle em terra que buscarão danos ao escudo de calor do Atlantis. O procedimento de segurança foi adotado para todas as missões de ônibus espaciais após o acidente com o Columbia, em 2003.
Sete astronautas morreram quando o Columbia se partiu em pedaços ao tentar voltar para a Terra com seu escudo de calor severamente danificado.
Avaliações preliminares mostraram que o Atlantis estava em bom estado após seu lançamento. O único problema que surgiu até o momento foi o desligamento de um computador no início do domingo.
Três outros computadores foram usados para a acoplagem e a Nasa espera consertar a unidade que apresentou falhas mais tarde no domingo.
O Atlantis transporta mais de 5 toneladas de alimentos, roupas, componentes, equipamentos científicos e outros mantimentos para a estação, que é um projeto de 100 bilhões de dólares envolvendo 16 países que levou mais de uma década para ser montada.
Agora que a estação está completa, os Estados Unidos estão encerrando seu programa de ônibus espaciais para abrir caminho a novas naves espaciais que possam viajar para a lua, asteroides e novos destinos no espaço.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Gusttavo Lima afirma que será candidato a presidente da República em 2026
Sertanejo iniciará diálogos com grupos políticos em breve
Por que o ano dura 365 dias? Descubra a ciência por trás do calendário
Calendário gregoriano é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol
Corumbá lidera lista como destino mais econômico para voar em março de 2025
Levantamento da empresa de comparação de preços de passagens considerou voos previstos para março, partindo de São Paulo
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.