Pular para o conteúdo
Geral

OAB diz que vai processar turista que postou vídeo com xingamentos a paraibanos

A OAB/PB (Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba) afirmou na terça-feira (22) que vai processar um turista que publicou um vídeo na internet com caráter preconceituoso contra o Estado. Turista posta vídeo xingando paraibanos e gera protestos Nas imagens, o turista identificado como “Julio Bambambam” filma um acidente na rodovia que liga a capital […]
Arquivo -

A OAB/PB (Ordem dos Advogados do na Paraíba) afirmou na terça-feira (22) que vai processar um turista que publicou um vídeo na internet com caráter preconceituoso contra o Estado.

Nas imagens, o turista identificado como “Julio Bambambam” filma um acidente na rodovia que liga a capital João Pessoa ao município de Campina Grande e classifica o episódio como típico de “um paraíba”. Ele afirma, na sequência, que o Estado “não tem mulher e é cheio de ‘viado’”

As palavras causaram repercussão no microblog Twitter. Com a hastag “#PBCOMORGULHO”, muitos usuários criticaram o episódio. “É um verdadeiro criminoso esse @juliobambambam. Alô Ministério Público, o sujeito ainda fez desdém da lei. Merece punição”, afirmou um usuário. “Nasci no , minha família é paraibana e não nego minhas origens, pelo contrário só tenho orgulho deste lugar”, disse outro. 

A OAB também se posicionou em sua conta no microblog: “Jovem que fez vídeo e circula na internet, promovendo preconceito, será alvo de processo por danos morais ao Estado”, dizia uma das mensagens, postada às 20h de terça-feira.

O presidente da Ordem no Estado, Odon Bezerra Cavalcanti, também criticou as declarações. “Não vou esperar sexta-feira. Amanhã [hoje] mesmo estarei em contato com a nossa assessoria jurídica para proceder com a demanda”, afirmou.

Ofensa a nordestinos

Há cerca de um ano, os comentários contra nordestinos feitos pela estudante Mayara Petruso no Twitter e Facebook, depois da eleição da presidente Dilma Rousseff (que alcançou maioria na região), ganharam repercussão nacional e até internacional.

Na ocasião, a jovem publicou a seguinte mensagem em seu microblog: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”.

O ato de intolerância foi alvo de inúmeras críticas na própria rede social, assim como nos meios de comunicação.

Em junho desse ano, a Justiça Federal de São Paulo anunciou que abriu processo pelo crime de racismo contra a estudante. O crime, disposto no artigo 20 da lei 7716/89, prevê pena de 1 a 3 anos de prisão e multa. A pena pode subir para 2 a 5 anos de prisão e multa, caso o crime seja cometido via meios de comunicação social.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
reporter

Repórter de TV sofre tentativa de roubo quando se posicionava para entrar ao vivo

alonso

Alonso ‘desculpa’ Bortoleto após brasileiro quase bater no espanhol no GP da Arábia Saudita

chile

No Chile, Boric condena ataque incendiário à hidrelétrica em construção

depac golpe

Jovem tem kitnet invadida e é atacado por vizinho com faca em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

monte alegre

VÍDEO: Câmeras flagraram suspeito ‘rondando’ antes de assassinato no Monte Alegre

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

morto prisão

Morto a tiros no Monte Alegre estava em prisão domiciliar

Últimas Notícias

Brasil

Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por razões de saúde

As concessões de Moraes vêm acompanhadas de medidas cautelares, como tornozeleira eletrônica e proibição de acesso a redes sociais

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagraram suspeito ‘rondando’ antes de assassinato no Monte Alegre

Até o momento o autor não foi encontrado

Polícia

Piloto de MS morre em queda de avião no Mato Grosso

Piloto realizava serviço de pulverização com o avião no momento do acidente

Mundo

Em publicação no X, Zelensky diz que bombardeios russos chegam a 1.355 e propõe cessar-fogo

Presidente da Ucrânia propõe cessar-fogo de 30 dias