No início da noite desta quinta-feira (24), foi lançada, em Campo Grande, a nova diretoria da Frente Parlamentar Estadual de Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo. O evento foi realizado na Famasul (Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul) e contou com presença de produtores e autoridades de todo o estado.

“A Frente é composto por parlamentares que têm firme compromisso com o agronegócio e com o cooperativismo. Com essa organização, temos mais forças para sentir as necessidades e demanda do setor. E, claro, também aproximamos os parlamentares da nossa classe produtora”, disse o novo coordenador da Frente Parlamentar, o deputado estadual Márcio Monteiro (PSDB).

Entre os principais objetivos da Frente, estão: apontar cenários e tendências do agronegócio para 2012; desenvolver projetos em defesa dos interesses do agronegócio e do cooperativismo; incentivar e participar de debates políticos; e ainda elaborar proposições para desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.

A Frente Parlamentar é formada por 14 parlamentares de diferentes filiações partidárias e entidades ligadas ao setor rural e cooperativismo de uma forma geral. “Crédito rural, a questão indígena, agricultura de baixo carbono, entre outros pontos. São situações que ajudam a incrementar nossa produtividade, mas de forma sustentável, respeitando o meio ambiente”, reforçou Monteiro.

“A Frente não tem cunho ideológico. A principal finalidade é trabalhar pelos interesses do agronegócio e do cooperativismo, criando sinergia entre o Poder Legislativo Estadual e os dirigentes do setor”, disse o presidente da Famasul, Eduardo Riedel.

Para Riedel, a Frente ajuda ainda a fortalecer o diálogo entre produtores e os representantes políticos. “Ajuda diretamente como forte interlocutor. Pois quando há um comprometimento dos nossos parlamentares com a cadeia produtiva do estado, temos mais potencial para viabilizar um ambiente melhor para nossos produtores e cooperadores”.

Encontro Estadual de Líderes

A Famasul integra a Frente Parlamentar do Agronegócio juntamente com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Durante o lançamento da agenda nesta quinta-feira, estão reunidas lideranças do agronegócio e do cooperativismo de MS, representantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo Nacional (Frencoop) e dos poderes Executivo e Legislativo estadual.

O evento acontece na sequência do Encontro Estadual de Líderes 2011, realizado nesta tarde (24), no auditório da Famasul. Esse outro encontro é promovido anualmente pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS). O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas também está presente nos eventos.