O prefeito Municipal de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), apresentou projeto de mobilidade urbana durante compromissos em Brasília. Na tarde desta quarta-feira (16) Nelsinho participou de uma reunião de trabalho na Presidência da República, que contemplou a abertura do processo de seleção dos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC), onde tratou o assunto.

Nelsinho se disse otimista com o resultado do encontro. “Fomos muito bem recebidos pela presidente Dilma Roussef nesta reunião. O que já podemos destacar é que nossas chances são grandes tendo em vista a excelente qualidade dos projetos apresentados e o perfil da nossa cidade, que contempla mais os VLP (Veículos Leves sobre Pneus)”, explica. Segundo Trad, os VLP terão atenção especial no critério de seleção de projetos, ao contrário dos VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), como os metrôs de superfície.

Os problemas de mobilidade urbana e acessibilidade não são novos em Campo Grande. Em 2010 David Marques, de 30 anos, relatou os desafios de andar de cadeira de rodas em Campo Grande. “Não tenho condições de andar nas calçadas do centro da Capital e trafegar pelas ruas. Temos que enfrentar ruas com buracos que estão até sem calçadas”, ressalta.

Além de acessibilidade, a população contiuamente reclama dos coletivos cheios, e trânsito “travado”. O VLP seria uma possível opção.

Se acordo com o Ministério do Planejamento, as cidades de 700 mil a 1 milhão de habitantes concorrerão a dois projetos de até R$ 280 milhões para cada município, que deverá apresentar uma contrapartida mínima de 5% do valor da obra. Nesta modalidade, só serão aceitos projetos de transporte coletivo. O resultado dos projetos escolhidos deverá ser divulgado em 12 de junho.