O Dia de Finados é a data que a Igreja Católica reserva para rezar pelos mortos, explica o padre Marcelo Tenório, pároco da matriz de São Sebastião, bairro Monte Carlo.

Tenório conta que dentro da igreja católica os mortos têm dois destinos: o de Deus que é o céu, ou o afastado de Deus que é o inferno.

Segundo o pároco só estão afastados de Deus aquelas pessoas que cometeram pecados mortais e não pediram perdão a Deus. Entretanto, todas as pessoas têm pecados e precisam se purificar para estar ao lado do Senhor.

Para isso, antes da alma se encontrar com Deus ela vai para o purgatório para se purificar. E neste processo, as pessoas aqui deste mundo precisam rezar e ajudar aqueles que estão no purgatório se purificarem e irem de encontro a Deus.

“As almas que estão no purgatório dependem imensamente da nossa oração. Por isso, a igreja instituiu um dia só para isso. Todos os dias temos que rezar e pedir a Deus, mas temos um dia especial para isso”, explica padre Marcelo.

Segundo o padre, no purgatório as almas não podem mais fazer por si e precisam de nossas orações para alcançar o caminho do Senhor. “É como a pessoa que está na cama doente, ela está sem pernas, sem braços para se locomover. Ela precisa de nós. Assim é no purgatório, as almas precisam das nossas orações para chegarem mais rápido junto a Deus”.

Devoção

A católica Maria da Luz Pires de Ávila, 63 anos, conta que todos os anos presta homenagem aos entes queridos que já estão na pátria celestial.

Maria da Luz, que é vicentina, aproveita a data para angariar fundos e ajudar a Sociedade São Vicente de Paula de Campo Grande. Ela e outros vicentinos ficam com uma ‘sacolinha’ na frente dos cemitérios e pedem doações para ajudar famílias carentes da capital.

“Aproveitamos a data para ajudar essas famílias. Temos várias varias famílias que atendemos. E todos os anos no dia dos Finados fazemos este trabalho”, conta.

A vicentina que já é viúva conta que começou o trabalho junto com o marido há mais de 25 anos. Hoje, ela diz que vai à missa cedinho e depois de visitar os familiares e limpar a campa faz o trabalho com os amigos do grupo da igreja.

“Já me programo para participar da missa e depois fazer esse trabalho de ajuda. A missa é a melhor oração que temos”, diz fervorosa.

Novena

Nesta quarta-feira (2), Dia dos Finados, o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fará suas novenas com intenções aos mortos.

O reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, conta que todas as novenas terão uma intenção especial aos finados. Ele explica que além da tradicional benção da água e artigos religiosos, na data as pessoas podem levar velas para serem bentas e depois levadas aos cemitérios.

As novenas começam a partir das 6h e vão até as 21h. Sem intervalo.