MS participa do Fórum de Pontos de Cultura do Centro-Oeste

Com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, todos os Pontos de Cultura do Estado com convênios municipal, estadual e federal estarão representados no IV Teia e Fórum Regional dos Pontos de Cultura do Centro-Oeste, que acontece de hoje a 24 de julho em Cuiabá, Mato Grosso. Durante a programação do Fórum, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, todos os Pontos de Cultura do Estado com convênios municipal, estadual e federal estarão representados no IV Teia e Fórum Regional dos Pontos de Cultura do Centro-Oeste, que acontece de hoje a 24 de julho em Cuiabá, Mato Grosso.

Durante a programação do Fórum, dois Pontos de Cultura que possuem convênio com o governo de Mato Grosso do Sul apresentarão mostras artísticas escolhidas pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura: o espetáculo de dança Arara Azul, do Ponto Expressão pela Vida, de Paranaíba e o show Science SA, do grupo Batuca Surdo, do Ponto de Cultura Abaetê, de Dourados.

Arara Azul conta a história de um bando de aves que dá confiança a um caçador, que logo depois as aprisiona. Elas se rebelam e o prendem na gaiola. O grupo é formado por crianças, adolescentes e adultos e foi produzido especialmente para o IV Teia.

“Queríamos algo bem regionalizado e esta é uma história bem contada aqui no Estado. Após o espetáculo, iremos distribuir panfletos sobre os perigos que sofrem algumas espécies de animais, para poder conscientizar o público”, explica Olinézia Moreira da Silva, do Ponto de Cultura Expressão pela Vida.

O Teia Centro-Oeste é uma iniciativa do Ministério da Cultura e serve como congresso para a discussão e a promoção de políticas para a diversidade cultural da região e dos estados como um todo.

“Os encontros (IV Teia e Fórum dos Pontos de Cultura do Centro-Oeste) acontecem em âmbito regional e nacional. Será possível discutir de forma mais ampla a organização dos Pontos de Cultura, sua relação com a sociedade e as políticas publicas para o setor, que se transformam a cada nova conquista. Nele os Pontos estabelecem intercâmbio, trocam idéias e formulam um documento que servirá de diagnostico de como está a cultura do ponto de vista de quem a fomenta”, explica Andréa Freire, representante de Mato Grosso do Sul na Comissão Nacional de Pontos de Cultura.

Os Pontos de Cultura, criados em 2004 pelo programa Cultura Viva, são grupos, coletivos e associações culturais que desenvolvem ações no intuito de preservar memórias e histórias, além de estimular atividades voltadas para a cultura de raiz e fortalecimento das manifestações populares regionais. Recebem uma subvenção do governo federal que permite a manutenção de suas atividades.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)