MS participa do Fórum de Pontos de Cultura do Centro-Oeste
Com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, todos os Pontos de Cultura do Estado com convênios municipal, estadual e federal estarão representados no IV Teia e Fórum Regional dos Pontos de Cultura do Centro-Oeste, que acontece de hoje a 24 de julho em Cuiabá, Mato Grosso. Durante a programação do Fórum, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, todos os Pontos de Cultura do Estado com convênios municipal, estadual e federal estarão representados no IV Teia e Fórum Regional dos Pontos de Cultura do Centro-Oeste, que acontece de hoje a 24 de julho em Cuiabá, Mato Grosso.
Durante a programação do Fórum, dois Pontos de Cultura que possuem convênio com o governo de Mato Grosso do Sul apresentarão mostras artísticas escolhidas pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura: o espetáculo de dança Arara Azul, do Ponto Expressão pela Vida, de Paranaíba e o show Science SA, do grupo Batuca Surdo, do Ponto de Cultura Abaetê, de Dourados.
Arara Azul conta a história de um bando de aves que dá confiança a um caçador, que logo depois as aprisiona. Elas se rebelam e o prendem na gaiola. O grupo é formado por crianças, adolescentes e adultos e foi produzido especialmente para o IV Teia.
“Queríamos algo bem regionalizado e esta é uma história bem contada aqui no Estado. Após o espetáculo, iremos distribuir panfletos sobre os perigos que sofrem algumas espécies de animais, para poder conscientizar o público”, explica Olinézia Moreira da Silva, do Ponto de Cultura Expressão pela Vida.
O Teia Centro-Oeste é uma iniciativa do Ministério da Cultura e serve como congresso para a discussão e a promoção de políticas para a diversidade cultural da região e dos estados como um todo.
“Os encontros (IV Teia e Fórum dos Pontos de Cultura do Centro-Oeste) acontecem em âmbito regional e nacional. Será possível discutir de forma mais ampla a organização dos Pontos de Cultura, sua relação com a sociedade e as políticas publicas para o setor, que se transformam a cada nova conquista. Nele os Pontos estabelecem intercâmbio, trocam idéias e formulam um documento que servirá de diagnostico de como está a cultura do ponto de vista de quem a fomenta”, explica Andréa Freire, representante de Mato Grosso do Sul na Comissão Nacional de Pontos de Cultura.
Os Pontos de Cultura, criados em 2004 pelo programa Cultura Viva, são grupos, coletivos e associações culturais que desenvolvem ações no intuito de preservar memórias e histórias, além de estimular atividades voltadas para a cultura de raiz e fortalecimento das manifestações populares regionais. Recebem uma subvenção do governo federal que permite a manutenção de suas atividades.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Bandeirantes e Paranhos tem vereadores no comando até 2ª eleições serem definidas pelo TRE-MS
Vereadores nos dois municípios comandam interinamente as prefeituras até novo pleito
Como previsto, chuva ameniza calorão em Campo Grande
Cidade está em alerta de chuvas de 50 milímetros por dia
Mulher é socorrida por fiéis de igreja após ser ferida com golpes de machadinha
Vítima foi levada para o Hospital da Vida de Dourados
Homem é preso após esfaquear vizinho por homofobia no Jardim Centro Oeste
Vítima está internada na Santa Casa em estado gravíssimo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.