Pular para o conteúdo
Geral

MP propõe ação para flexibilizar idade de entrada na escola

O Ministério Público no Distrito Federal (MPF/DF) apresentou nesta segunda-feira uma ação civil pública para flexibilizar a idade mínima para que as crianças possam ingressar na escola. De acordo com o MP, “os sistemas de ensino estaduais, municipais e distrital devem ter liberdade para organizar o ingresso de alunos na pré-escola e no ensino fundamental […]
Arquivo -

O Ministério Público no Distrito Federal (MPF/DF) apresentou nesta segunda-feira uma ação civil pública para flexibilizar a idade mínima para que as crianças possam ingressar na escola. De acordo com o MP, “os sistemas de ensino estaduais, municipais e distrital devem ter liberdade para organizar o ingresso de alunos na pré-escola e no ensino fundamental de acordo com o critério mais recomendável ao processo de aprendizagem da criança, e não apenas pela idade”.

A ação questiona a rigidez da Resolução 06/2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que determinou que somente crianças com 4 e 6 anos completos até 31 de março poderão ser matriculadas na pré-escola e no ensino fundamental, respectivamente. Aqueles que não apresentarem a idade mínima até essa data-limite não poderiam ingressar no sistema educacional.

Segundo o MPF, a norma fere a liberdade de organização dos sistemas de ensino e prejudica crianças cujo processo de aprendizagem recomende a matrícula na pré-escola ou no ensino fundamental a partir da avaliação de outros critérios além da idade, como competência, desenvolvimento e habilidade intelectual, por exemplo. “Essa liberdade de organização do sistema de ensino é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e deve ser feita de forma autônoma, nos casos concretos, sempre que o processo de aprendizagem assim o recomendar”, diz o procurador da República Carlos Henrique Martins Lima, autor da ação judicial.

Lima afirma que não é contra a fixação de uma data de corte pelo Conselho Nacional de Educação, desde que não seja obrigatória, mas apenas uma diretriz a ser observada pelos sistemas de ensino. “O que o MPF busca é impedir que este critério de idade impeça os sistemas de ensino de ser organizarem de outra forma, o que, se admitido, por certo, enfraquecerá a própria Federação brasileira, baseada na descentralização política e administrativa da educação”, completa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Últimas Notícias

Polícia

Por falta de provas, acusado de matar esposa enforcada é absolvido pelo Tribunal do Júri

Acusado foi submetido ao júri popular na última quarta-feira (7) em Sidrolândia

Mundo

Índia e Paquistão escalam conflito e passam a bombardear alvos militares

Governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa