Mostra destaca participação de mulheres na direção cinematográfica
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, começa na próxima terça-feira (1º) e vai até o dia 13 a segunda edição da mostra de cinema Mulheres na Direção, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento reúne filmes de diversas épocas e nacionalidades e a programação destaca a contribuição das mulheres que dirigem produções cinematográficas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, começa na próxima terça-feira (1º) e vai até o dia 13 a segunda edição da mostra de cinema Mulheres na Direção, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento reúne filmes de diversas épocas e nacionalidades e a programação destaca a contribuição das mulheres que dirigem produções cinematográficas em todo o mundo.
Neste ano, o destaque será a pré-estreia nacional do novo filme da cineasta dinamarquesa Susanne Bier, Em um Mundo Melhor. Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011 e será exibido na abertura do evento, com entrada franca. O longa entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 11 de março.
De acordo com um dos organizadores do evento, Rafael Carvalho, a mostra que homenageia as mulheres foi montada com base em pesquisas no acervo da cinemateca e outras instituições culturais, inclusive internacionais . “Dentro desse universo, escolhemos exibir filmes dirigidos por cineastas mulheres, com ampla diversificação temática.”
A mostra contempla desde pioneiras como Nicole Vedrés, responsável pela direção de um clássico do documentário francês, Paris 1900, um retrato da belle époque e do impacto da guerra sobre a França, a cineastas menos conhecidas como Euzhan Palcy, primeira diretora negra a filmar em Holywood, que marca presença com o melodrama Rue Cases-Négres .
Há também na programação exemplos marcantes de filmes dirigidos por mulheres entre as décadas de 1980 e os anos 2000. Clémentine Tango, primeiro longa da cineasta francesa Caroline Roboh, revive a atmosfera dos antigos cabarés parisienses. Outra produção francesa que participa da mostra é Le Destin de Juliette, de Aline Issermann, melodrama sobre uma moça obrigada pela família a se casar por conveniência.
Carvalho disse que o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher é o momento ideal para que a Cinemateca divulgue um universo que nem sempre pode ser abrangido com outras programações. “Mulheres na Direção é um recorte abrangente no qual podemos passar uma série de coisas, desde um documentário de 1947 a um filme indicado ao Oscar. Assim também procuramos resgatar obras que passaram pelo circuito comercial e que há muito tempo não vão para as telas.”
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Na Capital, chuvas provocam alagamentos e atingem 45 milímetros em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.