No período de 17 a 19 e 21 a 24 deste mês receberá a sexta edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A abertura acontecerá nesta quinta-feira (17), às 19h00, no Museu da Imagem e do Som – Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro, 3º andar, Memorial da Cultura e Cidadania.

A programação de abertura será composta pelos filmes “Doce de coco”, de Allan Deberton; “Tempo de criança”, de Wagner Novais; e, “Máscara negra”, de Rene Brasil. Com um total de 46 filmes, incluindo títulos inéditos no país, o projeto é apresenta filmes que abordam questões referentes aos direitos humanos, produzidos recentemente nos países sul-americanos.

Os filmes escolhidos para a abertura, “Doce de coco” e “Tempo de criança”, trabalham com temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente. Já o curta-metragem “Máscara negra” é referente à cidadania LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Entre as temáticas abordadas ao longo da Mostra estão: ditadura militar, inclusão social, , direito à terra, conflitos fundiários, direito à justiça, direito do idoso, direito da pessoa com deficiência, direito à memória e à verdade, direito das populações indígenas, entre outras.

Desde sua criação, em 2006, o projeto almeja alcançar todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Esse ano inclui em seu circuito de exibição as capitais: Boa Vista/RR, Campo Grande/MS, Florianópolis/SC, Macapá/AP, Palmas/TO, Porto Velho/RO e Vitória/ES.

Os filmes são legendados para pessoas com deficiência auditiva e com audiodescrição para deficientes visuais. Todas as sessões são gratuitas e realizadas sempre em salas com acessibilidade. A 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul se consolida como um dos principais instrumentos para a criação de uma cultura de paz, de direitos, de liberdade e autodeterminação.

É uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobrás e apoio do SESC/SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores.

Na Capital sul-mato-grossense o projeto ainda conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da SETAS (Secretaria de Trabalho e Assistência Social, da FCMS (Fundação de Cultura) e MIS (Museu da Imagem e do Som).

Serviço

Organizações não governamentais, escolas, pontos de cultura, entidades e instituições interessadas em levar grupos para assistir aos filmes que compõe a Mostra podem agendar com as produtoras locais Luana Salomão (8111.9456 e 3029.3538 / [email protected]) ou Kamyla Simon (8155.0300 / [email protected]).