Moradores fecham túnel em protesto na cidade de Dourados
Moradores protestaram na manhã desta terça-feira (04) e fecharam o túnel que liga o Parque das Nações I ao II, em Dourados. O motivo está ligado a problemas graves na obra, entregue a menos de 10 meses a comunidade. Segundo eles, em épocas de chuva os alagamentos chegam a 1 metro de altura, o que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Moradores protestaram na manhã desta terça-feira (04) e fecharam o túnel que liga o Parque das Nações I ao II, em Dourados. O motivo está ligado a problemas graves na obra, entregue a menos de 10 meses a comunidade. Segundo eles, em épocas de chuva os alagamentos chegam a 1 metro de altura, o que além de bloquear a passagem, causam acidentes.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Parque das Nações I, Demétrios Cavalcante, na semana passada mais de 25 mil famílias de 12 bairros adjacentes ficaram isoladas. “Um condutor praticamente perdeu o carro e as mercadorias que havia comprado porque o veículo ficou submerso a água da chuva que ficou concentrada no túnel. Foi algo desesperador. O morador teve que ser socorrido pelos bombeiros”, lembra.
Segundo ele, o bairro já contabiliza 40 acidentes desde que a obra foi entregue. “A escuridão e falta de sinalização também contribuem para as fatalidades. O motociclista, por exemplo, se depara com uma descida brusca e sem iluminação. Quem não está acostumado, acaba caindo e se ferindo”, observa.
O morador Mateus dos Santos, que também é coordenador da Patrulha Mirin de Dourados, diz que o sofrimento da comunidade é grande. “Ficamos isolados de tudo mesmo. Não entra e nem sai ninguém. Temos medo de algum morador precisar ser hospitalizado e não conseguir deixar o bairro por causa do túnel mal projetado”, reclama.
Segundo ele, além de estreito, a obra não conta com escoamento de água suficiente. “Nem precisa ser engenheiro para saber que as bocas de lobo deveriam ser maiores em tamanho e número. Além disso, toda a lama das enxurradas que ficam concentradas no meio do túnel entopem as poucas bocas-de-lobo que estão no local. Duas delas já são cheias constantemente com água de uma mina que está por baixo da obra, sendo praticamente sufocada com a lama”, comenta.
Conforme Mateus, o bairro todo está abandonado. “Faltam limpezas e obras de tapa-buracos. Não sabemos mais a quem recorrer”, disse.
Dnit
O supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Carlos Milhorim, disse que não há problema com a obra entregue. Ele atribui os alagamentos a falta de bocas-de-lobo espelhadas pelo bairro.
“Sem local adequado, toda a água acaba descendo e chegando ao túnel. O problema já foi levado ao conhecimento da prefeitura, responsável por este tipo de serviço”, disse.
O secretário de Obras de Dourados, Tahan Mustafa, disse que a responsabilidade dos supostos problemas na obra devem ser atribuídos a empreiteira do Dnit, responsável pela execução das obras no local.
Segundo Tahan, mesmo assim, a prefeitura está empenhada em detectar as falhas e buscar uma maneira de solucionar o problema.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.