Os moradores dos bairros Noroeste, Jardim Panorama, Jardim Samambaia, Vivenda do Parque, Maria Aparecia Pedrossian e Oitis recebem hoje o projeto Indústria Ativa, ação integrada do Sesi, Senai e Sebrae. O evento, que será realizado durante todo o dia na Rua Indianápolis, entre as Ruas Nazareh e Barbacena, oferece os serviços nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, qualificação profissional e apoio ao micro e pequeno empresário.

Segundo Sérgio Longen, presidente da Fiems. a realização do Indústria Ativa Campo Grande na região é o cumprimento de um compromisso firmado no dia 1º de abril durante reunião com as lideranças dos bairros que integram o grande Noroeste. “A falta de trabalhadores qualificados é o grande gargalo do setor industrial em Campo Grande e por meio desse novo formado do Programa esse problema está sendo amenizado. Ao trazer capacitação até os bairros, o Sistema Fiems contribui pela melhoria dos salários dos trabalhadores, proporcionando mais qualidade de vida”, declarou.

Ele acrescenta ainda que o sucesso das duas primeiras edições da ação integrada Sesi, Senai e Sebrae na região do Dom Antônio Barbosa (12/03) e do grande Los Angeles (03/04) credencia a continuidade do Indústria Ativa Campo Grande. No Dom Antônio Barbosa, o Programa atraiu 3.123 pessoas e promoveu 14.583 atendimentos, tendo 507 pré-inscrições nos cursos gratuitos do Senai, enquanto no grande Los Angeles foram 2.116 pessoas e 4.993 atendimentos, tendo 494 pré-inscrições nos cursos do Senai. “Esperamos repetir os números neste domingo aqui no Noroeste”, disse.

Na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Jardim Noroeste, Carlos Henrique Faustino Rosa, a região só tem a ganhar com a ação integrada Sesi, Senai e Sebrae. “O presidente Sérgio Longen está de parabéns pela iniciativa. Trata-se de uma oportunidade única para a nossa comunidade, que precisa de qualificação profissional para arrumar uma boa colocação no mercado de trabalho”, declarou, agradecendo também as presenças dos diretores da Fiems, José Francisco Veloso Ribeiro, Moacir de Castro Jorge e Jaime Verruck, além da superintendente do Sesi, Maura Gabínio.

Moradores

Para a doméstica Irani dos Santos Silva, a iniciativa da Fiems é ótima para a região. “Eu vim aqui para cortar o cabelo e fazer a inscrição no curso de informática básica”, informou. O pedreiro Sidival Gonçalves Ferreira também aprovou a ação integrada. “Vou aproveitar para me inscrever em um curso do Senai na área de construção civil para melhorar o meu currículo”, declarou.
A desempregada Terezinha Mendes veio ao Indústria Ativa Campo Grande para fazer inscrição no curso de costura industrial. “Também estou aproveitando para aferir a minha pressão arterial”, disse, reforçando que o bairro estava precisando muito de uma ação de cidadania.

A dona de casa Valdete Mendes foi outra que aprovou a iniciativa da Fiems. “Vou aproveitar a ação para fazer uma consulta médica”, pontuou. Para a doméstica Jilstina Acosta, que chegou cedo ao local para se inscrever no curso de costura industrial, quer aproveitar a chance para mudar de profissão. “No momento estou parada e, por isso, quero fazer esse curso”, disse, elogiando a iniciativa da Fiems de levar a qualificação até os bairros.

Já Sônia Regina Oliveira Gonçalves, que está desempregada no momento, a inscrição para o curso de costura industrial é uma oportunidade única. “Nós estávamos precisando de ação como essa”, declarou. A funcionária de uma bicicletaria do bairro, Carolina Roman, veio fazer inscrição para o curso de mecânico de bicicleta. “Nunca teve nada parecido aqui no bairro, que está crescendo muito. Aqui é muito longe de tudo e ninguém tem dinheiro para ir ao centro fazer os cursos do Senai, portanto, hoje é uma chance rara”, analisou.