Mercado de alimentos naturais cresce 82% de cinco anos
Não é de hoje que se fala em alimentos como forma de cuidar da saúde, do bem estar, e até de evitar doenças. Esse conceito vem desde Hipócrates, com a declaração: «que seu remédio seja seu alimento». No entanto, apenas nos anos 80 do século passado os alimentos funcionais começaram, realmente, a ganhar força. Atualmente, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Não é de hoje que se fala em alimentos como forma de cuidar da saúde, do bem estar, e até de evitar doenças. Esse conceito vem desde Hipócrates, com a declaração: «que seu remédio seja seu alimento». No entanto, apenas nos anos 80 do século passado os alimentos funcionais começaram, realmente, a ganhar força.
Atualmente, esse é um mercado com crescimento extraordinário. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Euromonitor, em 2004, o faturamento brasileiro foi de UU$ 8,5 bilhões, chegando a US$15,5 bilhões em 2009, o que representa um pico de desenvolvimento de 82% em apenas 5 anos.
Especialistas garantem que a cada dia que passa os consumidores estão mais preocupados com os ingredientes dos alimentos que compram e com os benefícios que eles trazem à saúde. Alimentos que contenham fibras, soja, ou que tragam um menor número de calorias, são cada vez mais procurados e bem aceitos.
É nesse contexto que a surge a Health Ingredients South America Summit 2011. Em sua segunda edição, o programa de conferências procura suprir a necessidade dos participantes trazendo temas de relevância para o setor.
vPara tal, a Health Ingredients 2011 colocou-se à disposição de expositores e visitantes, e recebeu propostas de palestras sobre diferentes assuntos. As sugestões foram avaliadas por um comitê técnico formado por representantes de empresas de renome no mercado, como Unilever, CNI e Mastersense. Além dos tópicos sugeridos pelos visitantes e aprovados pelo comitê, serão apresentados também os temas que tiveram maior destaque na edição européia do evento, a Health Ingredients Europe.
Em contrapartida ao período de maior conscientização em relação à alimentação, também é uma época em que os números sobre obesidade só aumentam. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2010 pelo Ministério da Saúde, entre os anos de 2006 e 2009, a incidência da obesidade aumentou significativamente, passando de 11,4% para 13,9%.
O mesmo levantamento revelou que entre os homens jovens (18 a 24 anos), 7,7% apresenta o distúrbio, e entre os que estão acima de 55 anos, esse índice chega a 19,9%. Já as mulheres, apresentam uma variação de 6,2% (entre 18 a 24 anos) e 21,3% (acima de 55 anos).
Visando esse panomarama, um dos destaques da conferência será a palestra sobre Controle de Peso e Saciedade que abordará questões como redução de açúcar, redução de sal, redução de gordura, redução de trans, linhas light/ diet e ingredientes funcionais como formas de lidar com o problema. Outros temas de grande apelo também serão abordados, como o Mercado de Alimentos e o Mercado de Alimentos e Ingredientes Funcionais.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Professora campo-grandense e marido morrem em acidente na BR-251
Sofreram acidente de moto na BR-251, cidade de Salinas (MG)
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
O segundo turno do pleito ocorreu em 27 de outubro
Jovem diz que era agredida e matou marido a pauladas para se defender
A jovem foi localizada, presa e confessou
São Paulo anuncia contratação da atacante Giovanna Crivelari
São Paulo anunciou nesta quinta-feira (2) a contratação da atacante Giovanna Crivelari
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.