Os 200 aprovados para os três cursos do ensino médio profissionalizante que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) vai oferecer a partir deste ano em Corumbá devem se matricular no período de 07 a 09 de fevereiro.

Os 200 aprovados para os três cursos do ensino médio profissionalizante que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) vai oferecer a partir deste ano em Corumbá devem se matricular no período de 07 a 09 de fevereiro.

De acordo com o edital dos aprovados, a pontuação final é resultado da soma obtida da pontuação nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Ciências Humanas. A classificação foi feita por curso de cada campus, respeitando a reserva de 50% das vagas (cotas) a candidatos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas.

Em Corumbá, as matrículas devem ser feitas no Espaço Educacional, que funciona na rua Delamare, 1557, Centro. O atendimento será das 15h às 21 horas. A matrícula poderá ser feita por outra pessoa, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, não havendo necessidade de procuração. Os candidatos que não a efetivarem no período estipulado perderão o direito à vaga. Caso não sejam preenchidas, novas chamadas para a matrícula de classificados, com as respectivas datas e locais, serão publicadas no site da Instituição (www.ifms.edu.br).

Os aprovados para o Campus de Corumbá do IFMS serão distribuídos nos cursos de técnico em Metalurgia (80 vagas), técnico em Informática (80 vagas) e técnico em Manutenção e Suporte de Informática (40 vagas). Os cursos são totalmente gratuitos e têm duração de três anos e meio porque integram o Ensino Médio tradicional com ensino técnico profissionalizante. O aluno sai diplomado em um curso que tem o reconhecimento do Ministério da Educação.

As aulas devem começar na segunda-feira, 21 de fevereiro, e acontecerão na sede do Espaço Educacional. No período diurno, acontecem as aulas de técnico em Metalurgia e técnico em Informática, com turmas pela manhã e a tarde. Já no período no turno, são para técnico em Manutenção e Suporte de Informática.

Os cursos serão transferidos para a sede própria do Instituto após a conclusão das obras, prevista ainda para este ano. O Campus de Corumbá do IFMS está sendo construído em uma área doada pela Prefeitura no bairro Popular Velha, entre o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató e o Parque Urbano Zumbi dos Palmares.

Atualmente, O Instituto Federal desenvolve três cursos na modalidade ensino à distância em Corumbá. As aulas de técnico em Administração, técnico em Serviços Públicos e técnico em Secretariado acontecem uma vez por semana, também no Espaço Educacional. Os cursos, com duração de dois anos, são oferecidos numa parceria do IFMS com o Instituto Federal do Paraná e Prefeitura de Corumbá