Marco trás palestra com Ana Ruas sobre estereótipos na arte nesta quarta-feira

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), realiza na quarta-feira (9), às 19h, no Marco (Museu de Arte Contemporânea, palestra com a artista plástica Ana Ruas. Buscando novas formas no cumprimento de sua função educativa e no compromisso com a comunidade, o Marco criou em maio de 2007 o Projeto Paralelos cujo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), realiza na quarta-feira (9), às 19h, no Marco (Museu de Arte Contemporânea, palestra com a artista plástica Ana Ruas.

Buscando novas formas no cumprimento de sua função educativa e no compromisso com a comunidade, o Marco criou em maio de 2007 o Projeto Paralelos cujo objetivo é o de promover ações reflexivas no campo da arte, cultura e educação. Através de palestras, cursos, bate-papos e oficinas. O Projeto também busca criar relações históricas, conceituais e estéticas com as obras em exposição em seu espaço.

Neste mês de novembro a artista plástica Ana Ruas, abordará os desenhos estereotipados. “Os desenhos estereotipados, são sempre os mesmos desenhos, enfadonhamente repetidos, eles estão em todos os lugares, inclusive nas escolas. Os desenhos estereotipados empobrecem a percepção e a imaginação da criança, inibem sua necessidade expressiva; embotam seus processos mentais, não permitem que desenvolvam naturalmente suas potencialidades. Estereotipar quer dizer então, simplificar, esquematizar, reduzir à expressão mais simples. Com o uso desses desenhos, aos poucos, as crianças vão desaprendendo o seu próprio desenho, perdendo a expressão individual e a confiança nos seus traços, começando a considerá-los feios ou mal feitos”, segundo Ana Ruas.

Para aguçar a percepção da criança, e não ensinar desenhos que um dia alguém já definiu como imagem de alguma coisa, o educador, também precisa educar seu olhar para descobrir e conduzir o educando a descobrir novos caminhos. Esta é uma das propostas que serão debatidas pela arte educadora.

Ana Luisa Ruas é natural de Machadinho (RS), bacharel e licenciada em artes plásticas pela Universidade de Passo Fundo/RS, especialista em Arte e Novas Tecnologias pela UFMS. Desde 1996, deixa suas marcas por Campo Grande –MS, propondo percursos visuais nos viadutos, nos muros das escolas, nos bairros e em instituições; colorindo o nosso cotidiano urbano.

O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000. Parque das Nações Indígenas. Informações no telefone (67)3326.7449.

Conteúdos relacionados