Mantega: piora da crise exige fortalecimento do Brasil
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (10) que o agravamento da crise internacional exige o fortalecimento da economia brasileira. Segundo ele, a crise que já afeta os países avançados é de difícil solução. Mantega destacou a dificuldade dos europeus em conseguirem encontrar uma solução para o problema de dívida soberana dos países […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (10) que o agravamento da crise internacional exige o fortalecimento da economia brasileira. Segundo ele, a crise que já afeta os países avançados é de difícil solução. Mantega destacou a dificuldade dos europeus em conseguirem encontrar uma solução para o problema de dívida soberana dos países e do sistema bancário. O ministro destacou que novos países, como a Itália, estão entrando na crise, o que a torna mais grave.
“Os problemas estão se agravando. Quando falávamos de Grécia, falávamos de periferia. A Itália é um país grande”, destacou. “Acho que vão resolver, mas temos que estar preparados para o baixo crescimento econômico no mundo nos próximos anos”, completou o ministro.
Mantega disse que embora a diretora gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, tenha afirmado que o mundo terá uma década perdida, o Brasil não terá. “Temos condições de neutralizar os resultados dessa crise sobre Brasil. Isso exige trabalho incessante do governo, do Congresso, aprovando leis de interesse do País, e da sociedade como um todo”, afirmou Mantega.
Ele destacou que é preciso manter a situação fiscal sólida porque os países europeus “à beira do precipício têm situação fiscal fraca”. “Isso requer trabalho incessante. Não podemos deixar que novos gastos possam nos ameaçar”, afirmou. Mantega disse que é preciso manter o dinamismo do mercado brasileiro e medidas que impliquem no fortalecimento das empresas brasileiras, para que possam aumentar a sua competitividade e colocar o Brasil numa rota de crescimento econômico sem interrupções.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.