O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) participa amanhã (2), em Montevidéu, da primeira sessão deste ano do Parlamento do Mercosul (Parlasul), quando será empossado entre os 37 novos parlamentares brasileiros. O colegiado é o órgão democrático de representação legislativa dos países-membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

A proposta dessa reunião é tentar retomar as atividades do parlamento, que se reuniu pela última vez no final do ano passado e, também, finalizar a proposta de alteração no Regimento Interno em consenso com as quatro delegações.

Os integrantes da representação brasileira aprovaram, em reunião na última quinta-feira (24), a sugestão uruguaia de alterar o Regimento Interno quanto ao quórum para aprovação de medidas.

As mudanças regimentais serão simultâneas à ampliação das representações da Argentina e do Brasil, em uma nova etapa de transição para a implantação definitiva do Parlasul. Nessa etapa, quando os parlamentares serão indicados pelos respectivos parlamentos nacionais, os dois países menores – Paraguai e Uruguai – manterão as bancadas de 18 parlamentares cada um. A Argentina passará a contar com 26 representantes, e o Brasil com 37 – dos quais 27 deputados e 10 senadores.