A Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas foi acionado na madrugada desta quarta (10) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por conta da apreensão de 1.005 canários, identificados inicialmente como Canários-da-Terra.

Os pássaros estavam em um caminhão Volvo (HQJ 9621- Corumbá), conduzido por Roberto Júnior da Silva Pereira de 26 anos. Ele contou aos policiais que pegou os animais em Campo Grande e os levaria até Três Lagoas.

No contato inicial do traficante, dono dos pássaros, era a de que Jair levasse os pássaros até Bauru, porém o acordo foi fechado para entregar em Três Lagoas. O mesmo afirmou também que não conhecia a pessoa quem entregou os animais na Capital e que os contatos foram feitos por telefone.

A PMA suspeita que os canários possam ser “Canários Peruanos”, por causa de sua cor amarelada, diferente do Sicalis flaveola (Canário-da-Terra). Os canários estão sendo encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres na Capital.

Jair foi autuado administrativamente e multado em R$ 502.500. Ele ainda responderá por crime ambiental e poderá, se condenado, pegar pena de seis meses a um ano de detenção.

A Polícia Civil de Água Clara cuidará da investigação para localizar os demais envolvidos no tráfico.