Maia propõe assembleia para criadores decidirem sobre Fundersul; Zeito se cala
O ex-presidente da Acrissul e candidato a presidente Chico Maia propõe que, logo após a eleição na Acrissul, uma assembleia da entidade decida sobre questionamento do Fundersul no STF; O outro candidato, Zéito não quis falar sobre o assunto.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-presidente da Acrissul e candidato a presidente Chico Maia propõe que, logo após a eleição na Acrissul, uma assembleia da entidade decida sobre questionamento do Fundersul no STF; O outro candidato, Zéito não quis falar sobre o assunto.
Pesquisa recente publicada pelo Midiamax mostrou que produtores de Mato Grosso do Sul acham que Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) deveriam entrar na Justiça contra Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de MS (Fundersul).
O Midiamax entrou em contato com os dois candidatos a presidente da Acrissul, Chico Maia e José Lemos para saber qual é a opinião deles sobre o Fudersul.
O atual presidente da Acrissul, Chico Maia, disse que irá logo depois das eleições da instituição convocar uma Assembleia com os associados para decidir se a Associação entrará com uma ação contra a Fundersul ou se estudará uma outra forma de deixar o Fundo mais transparente. Já o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Famasul, José Lemos Monteiro, não quis falar sobre o assunto.
Chico Maia disse que a Acrissul participa do Conselho do Fundersul e desde o começo criticou a falta de transparência de como é gerido o Fundo. “No fundo não existe participação do produtor rural em definir que estradas serão feitas, não há critério de regionalização. O Fundersul deveria ser mais democrático. Na verdade o Fundersul é inconstitucional”, explica Maia.
O fundo é um tributo que existe há 11 anos e é cobrado dos produtores que negociam grãos e animais. O governo estadual capta em torno de R$ 65 milhões anuais com o Fundersul. Parte do recurso arrecadado, ao menos em tese, deve ser aplicada em projetos de conservação e aberturas de estradas e construção de pontes.
A reclamação sobre o Fundersul é notada já há algum tempo, em 2007, quando a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) liderou um movimento que cobrava a prestação de contas da utilização dos recursos do tributo. “O que a classe precisa é de uma prestação mais transparente, que aponte aos produtores a destinação dos recursos”, disse em outubro de 2007 o então presidente da Famasul Ademar Silva Junior.
À época, a Famasul, por meio da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), moveu uma ação judicial contra o Fundersul por considerá-lo inconstitucional. O caso corre no STF (Supremo Tribunal de Justiça).
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Operário Caarapoense desafia o América-RN na estreia da Copinha 2025
Competição começa nesta quinta-feira (2), mas estreia do Operário AC será na sexta-feira (3). Já o Dourados joga no sábado (4)
Menino de 3 anos morre afogado enquanto brincava em caixa d’água em Caarapó
Vítima recebeu massagem cardíaca, mas, não resistiu
Copa São Paulo abre hoje temporada do futebol brasileiro em 2025
“Copinha” tem novidades com jogos gratuitos e entrada no estádio por reconhecimento facial
Vídeo: bate-boca marca eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Porto Murtinho
Confusão ocorreu após uma das duas chapas ter sido anulada e Polícia Militar foi chamada a intervir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.