Mães denunciam falta de pediatras em Três Lagoas e secretário diz ‘desconhecer o fato’
Crianças são atendidas por clínicos gerais na Rede Pública de Saúde em Três Lagoas, em meio ao receio das mães quanto à eficácia da consulta e da medicação receitada. Enquanto isso, Sérgio Jeremias, pediatra e secretário Municipal de saúde, alega desconhecer a falta de médicos especializados em crianças nas ESF e nas UBS.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Crianças são atendidas por clínicos gerais na Rede Pública de Saúde em Três Lagoas, em meio ao receio das mães quanto à eficácia da consulta e da medicação receitada. Enquanto isso, Sérgio Jeremias, pediatra e secretário Municipal de saúde, alega desconhecer a falta de médicos especializados em crianças nas ESF e nas UBS.
Clima seco e baixa temperatura. Esses são os principais fatores que provocam aumento na incidência de problemas respiratórios em crianças. Nesse período, cresce a procura por pediatras na Rede Municipal de Saúde. Contudo, em Três Lagoas, só duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dispõem de médicos com essa especialidade.
A mãe Fátima Faria Feitosa busca há mais de uma semana pediatra para o filho de 11 meses, Ryan Henrique Feitosa dos Santos. “Faz mais de sete dias que meu bebê tosse e tem febre. Com a bronquite atacada, os pulmões dele estão quase fechando. Contudo, não encontro pediatra nos Postos. Ryan é atendido por clínicos geral que, além de nem tocar na criança, passam remédios que não resolvem nada. Na Rede parece que só há paracetamol e amoxilina”, desabafou.
Em menos de 15 minutos, 12 crianças deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (Postão), na noite desta segunda-feira (04). Porém os atendimentos médicos foram realizados por clínico geral, comprovando a denúncia das mães.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Aparecido de Queiroz, não há pediatra nas oito Estratégias de Saúde da Família (ESF), na Clínica da Criança e no Postão. Apenas em duas, das quatro Unidades Básicas de Saúde há pediatra para atender as crianças.
“Nem a Clínica da Criança dispõe de pediatra para atender as crianças. É notável que um secretário da saúde, cuja especialidade é pediatria, não faça nada para solucionar imediatamente esse quadro. Tanto ele quanto a prefeita, Márcia Moura (PMDB), parecem ficar de braços cruzados diante dessa situação”, declarou, exaltado.
Desconhecimento
Através de contato telefônico, o secretário municipal de saúde, Sérgio Luiz dos Santos Jeremias, disse para que sua secretária expusesse ao Midiamax que desconhece a falta de pediatras na Rede Municipal de Saúde de Três Lagoas.
“O Secretário pediu para informar que já se pronunciou em outro órgão de imprensa e não pretende reiterar sobre esse assunto. Ele solicitou a este Jornal que constate corretamente, em quais locais estão faltando pediatras, pois tal afirmação é inverídica”, afirmou a servidora pública.
Mães
Para as 12 mães, entrevistadas pelo Midiamax, a dificuldade em consultar os filhos com um pediatra na Rede Municipal de Saúde de Três Lagoas é um fato.
A dona de casa, Jucilene Correa Lacerda, contou que havia levado a filha, Bruna Daniely Correa Lacerda, de 13 anos, pela manhã no Postão.
“A Bruna amanheceu com fortes dores abdominais, não conseguia urinar e parece que estava com febre. Trouxe minha filha imediatamente aqui no Postão e o clínico que a atendeu chegou a colocar uma sonda nela, para poder esvaziar a bexiga. Porém a liberou em seguida, com uma receita de analgésico. Ela passou o dia todo com muita dor e continua sem fazer xixi. Agora à noite tivemos que vir novamente, pois a menina não pode continuar assim. Tenho medo de que, sem ser um pediatra, ele não consiga diagnosticar o que a Bruna tem e receite a medicação incorreta”, receou a mãe.
Alergias, tosses contínuas, gripes, resfriados, caxumba, dor no peito, conjuntivite. Esses foram os sintomas e doenças relatadas pelas mães dos pequenos pacientes.
Questionadas, ao saírem da consulta, quais os remédios foram receitados, a resposta foi, em 92% dos casos, a mesma: Paracetamol (remédio para dor) e Amoxilina (um antibiótico).
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Corumbá lidera lista como destino mais econômico para voar em março de 2025
Levantamento da empresa de comparação de preços de passagens considerou voos previstos para março, partindo de São Paulo
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Procurando o jantar? Cobra surge ‘contemplando a natureza’ no Parque das Nações Indígenas
Cobra parecia procurar algo na natureza quando foi flagrada
Fies vai ofertar mais de 110 mil vagas para estudantes em 2025
Fies Social reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.