Macaco da espécie prego virou atração na área central de Dourados. O animal foi visto por populares no início da tarde de ontem, em uma árvore, no cruzamento das ruas Hayel Bon Faker com a Cuiabá.

O macaco despertou a atenção de vários curiosos. De galho em galho ele foi passando de uma árvore a outra até descer ao chão para atravessar a rua. O animal chegou até o cruzamento da Rua Rio Brilhante, pouco mais de cem metros de onde estava. Uma moradora colocou banana no pé da árvore. O ‘prego’ pegou a fruta e devorou em segundos. Na busca por comida ele vasculhou a casa de um joão-de-barro. Não encontrou nada e a destruiu.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada por populares. Duas viaturas da Guarda Municipal, com cinco agentes, acompanharam o macaco, mas nada puderam fazer.

A degradação ambiental tem sido a principal causa para o aparecimento dos animais no perímetro urbano. Em bairros próximos a áreas ambientais de Dourados, a invasão de macacos tornou-se comum. Com muita agilidade eles invadem casas e levam comida e demais objetos que encontram pela frente.

A orientação é a de não alimentar os animais, que sempre voltam para buscar mais comida. Exceção feita a frutas, que eles podem comer. Por outro lado, alimentos como bolachas e doces fazem mal ao organismo dos bichos.