Mesmo não estando envolvido na confusão, o jovem foi agredido pelo segurança, que usou o spray de pimenta em seus olhos.

Segurança de uma casa noturna de Campo Grande agrediu um jovem de 22 anos com spray de pimenta, na madrugada do último sábado (5).

De acordo com a família, o jovem já estava no caixa, quando um tumulto começou perto dele e ao tentar saber o que estava acontecendo teve os olhos feridos com o spray de pimenta, usado pelos seguranças do local.

O jovem, que afirma não ter envolvimento na confusão, passou mal e foi levado por familiares ao hospital. O rosto do rapaz ficou bastante vermelho e ele teve que ser medicado com antialérgicos.

Após receber alta hospitalar o jovem registrou a ocorrência na polícia.

Segurança

A segurança privada é regulamentada por Lei Federal e o contrato para a realização do trabalho deve ser efetuado com uma empresa.

As empresas especializadas em segurança privadas seguem o cronograma de treinamento da Polícia Federal, sendo os profissionais qualificados para trabalharem usando armas, ou não.

Armas não letais

O spray de pimenta é tóxico e tem sido adquirido para a defesa pessoal, utilizado contra assaltantes e em perseguições criminosas.

A “arma” é um extrato de pimenta natural e acondicionada em sprays ou bombas de efeito moral.

O spray de pimenta tem sido usado por policiais para o controle de distúrbios civis, além de defesa pessoal.

Utilização

O Major Marcos Paulo, subcomandante da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), informou que desconhece uma legislação específica e que é de uso de organizações militares. “O spray é menos que letal, dependendo da utilização”.

Mas, segundo o Major, a grande concentração da substância pode causar até cegueira. “O spray só deve ser usado em locais abertos. Se foi utilizado em ambiente fechado poderia causar pânico”, destacou.

De acordo com o Major, o uso do spray em local fechado deve ter atingido a pessoas e quem estava envolta e explicou que mesmo não sendo uma arma letal é necessário ter habilidade e qualificação.