Três portos instalados em Corumbá e Ladário foram visitados pelo Ibama nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, para verificar as Condicionantes Ambientais que foram determinadas para o licenciamento ambiental de cada um dos portos dessa região.

O superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, acompanhado de Reginaldo Yamaciro coordenador do Núcleo de Licenciamento, veio conhecer melhor e analisar as condições de armazenagem e embarque dos portos sob licenciamento ambiental do Ibama no Estado.

Numa expedição da superintendência do Ibama há 3 meses no rio Paraguai, David Lourenço constatou vários problemas ambientais ao longo do trecho de 400 km percorridos através da hidrovia, como o manuseio descuidado de minério de ferro no embarque dos portos dessa região e a poluição provocada por esses embarques que estão atingindo as populações locais.

Por causa disso e para analisar melhor se as condicionantes estabelecidas nos licenciamentos são suficientes para colocar os terminais portuários em perfeitas condições ambientais, o superintendente decidiu fazer a visita: “essa é uma região delicada porque se trata do Pantanal, um ecossistema único no planeta, que demanda um cuidado especial de nossa parte”, disse David.

Ele ressaltou a riqueza econômica produzida na região de Corumbá-Ladário pela atividade mineradora. “Estamos produzindo 400 milhões de reais por ano somente com o minério de ferro e é tarefa do Ibama avaliar os impactos ambientais que uma atividade desse porte provoca ao meio ambiente e às populações locais” avaliou.

As principais condicionantes ambientais exigidas pelo Ibama são o Plano de Emergências Ambientais Individual que determina o que cada empreendimento deve fazer em caso de acidente ambiental como derramamento de produtos perigosos no rio Paraguai; o Plano de Gerenciamento de Riscos (verificação das condições de segurança e equipamentos para evitar riscos de acidentes ambientais); o Gerenciamento de Resíduos Sólidos (destinação do lixo produzido) e o Plano de Monitoramento da qualidade da água utilizada nos terminais portuários que estão sob análise e verificar a qualidade da água do rio Paraguai nessa área.

Na visita, David destacou a Estrada Vermelha que atravessa a rodovia em frente ao porto Sobramil como um dos problemas ambientais encontrados. “A estrada apresenta uma série de questões ambientais como alagados e lixões a céu aberto” afirmou.”Vamos analisar também os impactos do transporte de cargas realizado cotidianamente nessa área”, disse.

O Porto Geral de Corumbá está iniciando o processo de licenciamento junto ao Ibama em Mato Grosso do Sul. O Terminal Portuário Cinco Bacia está com a documentação exigida para o licenciamento no Ibama de Brasília. O Terminal Portuário da Granel Química acaba de ser ampliado e está cumprindo as condicionantes estabelecidas pelo Núcleo de Licenciamento. O Terminal Portuário Sobramil está com a licença de Operações e o Porto Saladeiro da Votorantim está encaminhando a documentação para o licenciamento junto ao Ibama.

Juntos todos os portos de Corumbá-Ladário movimentam por ano cerca de 5,8 milhões de toneladas de carga através da hidrovia Paraguai-Paraná e a perspectiva é de aumento dos embarques nos próximos anos de acordo com fontes do setor portuário de Corumbá.