Pular para o conteúdo
Geral

Ibama MS promove visita técnica aos portos de Corumbá e Ladário

Três portos instalados em Corumbá e Ladário foram visitados pelo Ibama nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, para verificar as Condicionantes Ambientais que foram determinadas para o licenciamento ambiental de cada um dos portos dessa região. O superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, acompanhado de Reginaldo Yamaciro coordenador do Núcleo de Licenciamento,...
Arquivo -

Três portos instalados em e Ladário foram visitados pelo Ibama nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, para verificar as Condicionantes Ambientais que foram determinadas para o licenciamento ambiental de cada um dos portos dessa região.

O superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, acompanhado de Reginaldo Yamaciro coordenador do Núcleo de Licenciamento, veio conhecer melhor e analisar as condições de armazenagem e embarque dos portos sob licenciamento ambiental do Ibama no Estado.

Numa expedição da superintendência do Ibama há 3 meses no rio Paraguai, David Lourenço constatou vários problemas ambientais ao longo do trecho de 400 km percorridos através da hidrovia, como o manuseio descuidado de minério de ferro no embarque dos portos dessa região e a poluição provocada por esses embarques que estão atingindo as populações locais.

Por causa disso e para analisar melhor se as condicionantes estabelecidas nos licenciamentos são suficientes para colocar os terminais portuários em perfeitas condições ambientais, o superintendente decidiu fazer a visita: “essa é uma região delicada porque se trata do Pantanal, um ecossistema único no planeta, que demanda um cuidado especial de nossa parte”, disse David.

Ele ressaltou a riqueza econômica produzida na região de Corumbá-Ladário pela atividade mineradora. “Estamos produzindo 400 milhões de reais por ano somente com o minério de ferro e é tarefa do Ibama avaliar os impactos ambientais que uma atividade desse porte provoca ao meio ambiente e às populações locais” avaliou.

As principais condicionantes ambientais exigidas pelo Ibama são o Plano de Emergências Ambientais Individual que determina o que cada empreendimento deve fazer em caso de acidente ambiental como derramamento de produtos perigosos no rio Paraguai; o Plano de Gerenciamento de Riscos (verificação das condições de segurança e equipamentos para evitar riscos de acidentes ambientais); o Gerenciamento de Resíduos Sólidos (destinação do lixo produzido) e o Plano de Monitoramento da qualidade da água utilizada nos terminais portuários que estão sob análise e verificar a qualidade da água do rio Paraguai nessa área.

Na visita, David destacou a Estrada Vermelha que atravessa a rodovia em frente ao porto Sobramil como um dos problemas ambientais encontrados. “A estrada apresenta uma série de questões ambientais como alagados e lixões a céu aberto” afirmou.”Vamos analisar também os impactos do transporte de cargas realizado cotidianamente nessa área”, disse.

O Porto Geral de Corumbá está iniciando o processo de licenciamento junto ao Ibama em Mato Grosso do Sul. O Terminal Portuário Cinco Bacia está com a documentação exigida para o licenciamento no Ibama de . O Terminal Portuário da Granel Química acaba de ser ampliado e está cumprindo as condicionantes estabelecidas pelo Núcleo de Licenciamento. O Terminal Portuário Sobramil está com a licença de Operações e o Porto Saladeiro da Votorantim está encaminhando a documentação para o licenciamento junto ao Ibama.

Juntos todos os portos de Corumbá-Ladário movimentam por ano cerca de 5,8 milhões de toneladas de carga através da hidrovia Paraguai-Paraná e a perspectiva é de aumento dos embarques nos próximos anos de acordo com fontes do setor portuário de Corumbá.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

Semana inicia com 4,8 mil vagas de emprego para Mato Grosso do Sul

Seis presos escapam de delegacia em Ponta Porã e dois seguem foragidos

VÍDEO: PRF encontra mais de 1 tonelada de cocaína em carga de minério em MS

Notícias mais lidas agora

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Xabi Alonso comandará o Real Madrid no Mundial, e Ancelotti fica livre para seleção, diz jornal

Últimas Notícias

Cotidiano

Mapa do crime: número de furtos expõe vulnerabilidade dos bairros de Campo Grande

Veículos, fios de cobre e até cotonetes viram alvo de furtos em Campo Grande

Cotidiano

Santa Casa fecha PS e Campo Grande chega a 106 mortes por doenças respiratórias

Maior hospital de Mato Grosso do Sul chegou a suspender temporariamente os atendimentos médicos no Pronto Atendimento Adulto e Infantil

Mundo

‘Salvemos a comunicação de todo preconceito, rancor, fanatismo e ódio’, diz Papa Leão XIV

Pontífice também fez um apelo pela libertação de jornalistas presos "por terem desejado contar a verdade"

Economia

EXPOAGRO 2025: Dourados recebe a terceira maior fabricante mundial de motocicletas

A EXPOAGRO 2025 traz uma novidade para os apaixonados por motociclismo: a chegada da Bajaj a Dourados. O grupo Smaff inaugurou um estande no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde, de 9 a 18 de maio, o público pode conhecer e adquirir modelos da marca indiana, reconhecida como a terceira maior fabricante mundial … Continued