Pular para o conteúdo
Geral

Hemosul convoca população no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Nesta sexta-feira (25), o Hemosul aproveita a oportunidade para reconhecer e parabenizar as pessoas que realizam periodicamente a doação de sangue.
Arquivo -

Nesta sexta-feira (25), o Hemosul aproveita a oportunidade para reconhecer e parabenizar as pessoas que realizam periodicamente a doação de sangue.

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado nesta sexta-feira (25). Para celebrar esta data, o Hemosul (Centro Hematologia Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) estará oferecendo um lanche especial para quem vier doar sangue hoje.

O evento pretende reconhecer e parabenizar as pessoas que realizam periodicamente a doação de sangue. Atualmente, o Hemosul conta 141 mil doadores cadastrados e estima-se, que em toda a Hemorrede do Estado sejam coletadas mensalmente seis mil doações.

Diversas atividades são realizadas para estimular esse gesto de doar. Já no início do mês, no dia 06, o Hemosul e a Hemorrede realizaram em alusão ao Dia do Doador de Sangue, a 2ª Caminhada pela Vida. O evento que mobilizou uma grande quantidade de pessoas pela causa, aconteceu na Orla Morena e no bairro Cabreúva.

Dia Nacional do Doador

 O Dia Nacional do Doador de Sangue foi criado em 1964, por meio de um decreto promulgado pelo presidente cearense Castelo Branco. Em 2003, foi a vez do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituir em decreto a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é celebrada todos os anos na última semana do mês de novembro.

As medidas tiveram o intuito de valorizar em todo o território nacional o doador de sangue, além de incentivar nos meios de comunicação divulgações a favor desta ação e fomentar o número de doadores. A decisão de doar sangue pode salvar diversas vidas.

Para se ter uma ideia da importância disso, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doação de sangue beneficia mulheres com complicações durante a gravidez e o parto; crianças com anemia severa em resultado de mal nutrição e malária; pessoas com graves traumas provocados por acidentes; pacientes com câncer e que passam por algum tipo de cirurgia.

Quem pode doar

Pessoas do sexo masculino podem doar sangue até quatro vezes ao ano e do feminino, até três. Mas é bom lembrar que a cada doação é necessário um intervalo, sendo dois meses para o homem e três para mulheres. Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos, sendo que o adolescente tem que ter consentimento formal do responsável legal. Além disso, a pessoa deve estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

No ato da doação, a pessoa deve levar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação). Antes da coleta de sangue as pessoas respondem um questionário de saúde e o sangue coletado passa por exames preliminares.

Local

O Hemosul fica na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, Centro de . Mais informações pelo telefone (67) 3312-1517.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados