Pular para o conteúdo
Geral

Hemosul convoca população no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Nesta sexta-feira (25), o Hemosul aproveita a oportunidade para reconhecer e parabenizar as pessoas que realizam periodicamente a doação de sangue.
Arquivo -

Nesta sexta-feira (25), o Hemosul aproveita a oportunidade para reconhecer e parabenizar as pessoas que realizam periodicamente a doação de sangue.

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado nesta sexta-feira (25). Para celebrar esta data, o Hemosul (Centro Hematologia Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) estará oferecendo um lanche especial para quem vier doar sangue hoje.

O evento pretende reconhecer e parabenizar as pessoas que realizam periodicamente a doação de sangue. Atualmente, o Hemosul conta 141 mil doadores cadastrados e estima-se, que em toda a Hemorrede do Estado sejam coletadas mensalmente seis mil doações.

Diversas atividades são realizadas para estimular esse gesto de doar. Já no início do mês, no dia 06, o Hemosul e a Hemorrede realizaram em alusão ao Dia do Doador de Sangue, a 2ª Caminhada pela Vida. O evento que mobilizou uma grande quantidade de pessoas pela causa, aconteceu na Orla Morena e no bairro Cabreúva.

Dia Nacional do Doador

 O Dia Nacional do Doador de Sangue foi criado em 1964, por meio de um decreto promulgado pelo presidente cearense Castelo Branco. Em 2003, foi a vez do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituir em decreto a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é celebrada todos os anos na última semana do mês de novembro.

As medidas tiveram o intuito de valorizar em todo o território nacional o doador de sangue, além de incentivar nos meios de comunicação divulgações a favor desta ação e fomentar o número de doadores. A decisão de doar sangue pode salvar diversas vidas.

Para se ter uma ideia da importância disso, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doação de sangue beneficia mulheres com complicações durante a gravidez e o parto; crianças com anemia severa em resultado de mal nutrição e malária; pessoas com graves traumas provocados por acidentes; pacientes com câncer e que passam por algum tipo de cirurgia.

Quem pode doar

Pessoas do sexo masculino podem doar sangue até quatro vezes ao ano e do feminino, até três. Mas é bom lembrar que a cada doação é necessário um intervalo, sendo dois meses para o homem e três para mulheres. Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos, sendo que o adolescente tem que ter consentimento formal do responsável legal. Além disso, a pessoa deve estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

No ato da doação, a pessoa deve levar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação). Antes da coleta de sangue as pessoas respondem um questionário de saúde e o sangue coletado passa por exames preliminares.

Local

O Hemosul fica na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, Centro de . Mais informações pelo telefone (67) 3312-1517.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Últimas Notícias

Economia

Nota do Sindicato Rural de Dourados

O Sindicato Rural de Dourados lamenta as perdas materiais ocorridas com o temporal desta tarde que atingiu o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e confia na força e determinação dos parceiros em reconstruir o que foi atingido.

Transparência

Após questionamentos, Camapuã suspende cobrança da taxa de coleta de lixo

Decreto suspendendo cobrança da taxa de coleta de lixo, que começou neste ano, aponta o lançamento de valores acima do esperado. Medida tem caráter temporário

Polícia

Criminosos tentam enviar maconha ‘shatter’ e pistola airsoft pelos Correios em MS

Os entorpecentes foram apreendidos pela GCM em uma frigideira, garrafas térmicas e uma caixa de bombons

Transparência

Proprietários vão indenizar projeto após construir decks e quiosques em APP de Bodoquena

Proprietários de uma chácara em Bodoquena terá que pagar indenização e cumprir termos de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) após construir decks, quiosques e passarelas em APP (Área de Preservação Permanente) de Bodoquena. Eles firmaram TAC com a 2ª Promotoria de Justiça de Miranda para reparar os danos ambientais pelas construções irregulares às margens … Continued