Hanseníase e tuberculose são temas de capacitação da saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria da Atenção Básica (CAB), está convidando o Conselho Municipal de Saúde e os conselhos distritais para participar de uma capacitação sobre tuberculose e hanseníase, com intuito de estabelecer parcerias e mobilizar a comunidade a procurar tratamento preventivo para os casos de hanseníase e a tuberculose. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria da Atenção Básica (CAB), está convidando o Conselho Municipal de Saúde e os conselhos distritais para participar de uma capacitação sobre tuberculose e hanseníase, com intuito de estabelecer parcerias e mobilizar a comunidade a procurar tratamento preventivo para os casos de hanseníase e a tuberculose.
De acordo com a gerente técnica de doenças transmissíveis da CAB, Andréia Souza Pinto da Silva, o atendimento às duas enfermidades é feito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com profissionais que fazem o diagnóstico e tratamento. “Temos constatado que muitas pessoas que têm os sintomas não vão procurar a confirmação enquanto o problema está em estágio inicial e, quando chegam a procurar auxílio médico, a situação já alcança nível crítico. Por isso, estamos buscando o apoio dos conselheiros para divulgar a necessidade de se diagnosticar precocemente a doença”, explicou a profissional de saúde.
No ano de 2010, foram detectados em Campo Grande 26 casos de hanseníase multibacilar e 101 de tuberculose bacteriana positiva e a expectativa da Sesau é que este número reduza ainda mais. “Os pacientes precisam ter a consciência que o tratamento quando feito em estágio inicial e corretamente tem cura. No caso da tuberculose, a duração é de seis meses a um ano e na hanseníase até dois anos e não pode parar, pois se perde o que foi feito em termos clínicos”, alertou Andréia.
Serviço – O treinamento será realizado em todos os conselhos distritais nos dias 19, 20,26 e 27 de julho. Os interessados em participar podem confirmar a presença nos emails: [email protected] e [email protected] Confira abaixo os endereços dos locais e os horários onde irão ocorrer as capacitações:
19/07 – Distrito Sanitário Norte – 13h30min – Local: UPA Coronel Antonino (Rua Dr. Meireles, s/n, Coronel Antonino –1° Andar)
20/07 – Distrito Sanitário Sul – 13h30min – Local: Escola de Governo (Avenida Senador Filinto Muller, 1480, Vila Piratininga)
26/07 – Distrito Sanitário Oeste – 13h30min – Local: Hospital Evangélico (Rua Américo Marques, 203, Flamingos)
27/07 – Distrito Sanitário Oeste – 13h30min – Local: Planurb (Rua Hélio Castro Maia, 279, Jd. Paulista).
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Campo-grandense faz rifa para disputar pela Liga Brasileira de Muay Thai na Tailândia
Gustavo diz que vai estar representando o país e precisa arrecador um valor em torno de R$ 17 mil
Ao vivo, repórter da Globo é atacada por baratas: “Fugindo delas”
Durante o Bom Dia Rio, a jornalista Luana Alves precisou interromper a reportagem ao vivo para se livrar de baratas; veja o vídeo
Grupo desce Rio Formoso a nado, se perde em mata fechada e é resgatado pelos Bombeiros
Operação de resgate durou aproximadamente 3 horas para que todos fossem resgatados em segurança
Bandeirantes e Paranhos tem vereadores no comando até 2ª eleições serem definidas pelo TRE-MS
Vereadores nos dois municípios comandam interinamente as prefeituras até novo pleito
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.