Com parte do capacete pintado em homenagem ao tricampeão mundial Ayrton Senna, o inglês Lewis Hamilton terminou o primeiro dia de treinos do Grande Prêmio do Brasil com o melhor tempo em Interlagos ao cravar 1min13s392 na segunda sessão livre realizada nesta sexta-feira.

Fã declarado de Ayrton Senna e até comparados por alguns devido à forma arrojada exibida nas pistas, Hamilton participou da campanha liderada por Bruno Senna em tributo aos 20 anos do tricampeonato mundial de seu tio, se juntando a Rubens Barrichello, Felipe Massa e Michael Schumacher.

Em uma sessão de treinos com menos testes de configurações, o inglês teve como adversários os carros da Red Bull, além da Mercedes, que chegou a ter o heptacampeão mundial Michael Schumacher chegando a liderar o treino. O campeão Sebastian Vettel fechou o treino em segundo e Mark Webber foi o terceiro.

Após a quebra do motor de Alonso na primeira sessão, a Ferrari conseguiu êxito na troca e o espanhol ficou com a quarta posição, enquanto Felipe Massa não passou da sexta posição, ficando atrás de Schumacher.

Bruno Senna chegou a andar entre os dez primeiros colocados, mas acabou superado pelo companheiro de equipe, o russo Vitaly Petrov. O brasileiro já havia ficado atrás de Romain Grosjean na primeira sessão de treinos livres.

No seu fim de semana de indecisão sobre a continuação em 2012 ou não, o brasileiro Rubens Barrichello fez um treino discreto e não passou da 18ª colocação com o carro da Williams, uma posição atrás do companheiro venezuelano Pastor Maldonado.

A próxima sessão de treinos livres será disputada no sábado às 10h, servindo para os últimos ajustes das equipes antes do treino oficial de classificação que ocorre a partir das 14h. No domingo acontece a corrida que fecha a temporada da Fórmula 1 também às 14h.