Geral

Guarda Municipal faz rondas em 55 escolas de Dourados

A Guarda Municipal de Dourados faz rondas ostensivas em 55 escolas das redes municipal, estadual e particular desde o inicio do ano letivo. Com o Programa da Ronda Escolar Comunitária, as visitas às escolas são realizadas por equipes especializadas em atendimento ao público nos períodos matutino, vespertino e noturno, entre 6h e meia-noite. De acordo […]

Arquivo Publicado em 25/02/2011, às 17h19

None

A Guarda Municipal de Dourados faz rondas ostensivas em 55 escolas das redes municipal, estadual e particular desde o inicio do ano letivo. Com o Programa da Ronda Escolar Comunitária, as visitas às escolas são realizadas por equipes especializadas em atendimento ao público nos períodos matutino, vespertino e noturno, entre 6h e meia-noite.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Tonny Audry Zerlotty, o programa tem como objetivo oferecer maior segurança para comunidade escolar, fazendo a ronda externa e interna nos estabelecimentos de ensino. “É uma forma de contribuir com a diminuição da evasão escolar, além de proporcionar maior segurança à comunidade”, ressaltou.

Neste ano já foram apreendidos pelo menos 20 papelotes de pasta base de cocaína nas proximidades de escolas através da Ronda Escolar Comunitária, o que comprova a eficiência do programa da Guarda Municipal.

Atualmente são beneficiados pelo programa aproximadamente 45 mil alunos da rede de ensino, além dos bairros que têm a presença constante das viaturas da Guarda Municipal através de ações preventivas.

Para desenvolver o trabalho, os agentes da Ronda Escolar Comunitária foram capacitados dentro da filosofia da Polícia Comunitária, ministrada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

As ações e formas de atuações da Ronda Escolar Comunitária foram definidas no início deste ano em uma reunião conjunta com a presença dos diretores das escolas, Promotoria de Justiça e a Diretoria de Operações da Guarda Municipal.

“Este tipo de programa garante maior tranquilidade aos alunos, pais de alunos, professores e demais funcionários envolvidos de forma direta e indireta no sistema educacional de nosso município”, acrescenta Zerlotti.

Novos investimentos estão previstos para este ano, como a entrega de 15 pistolas Taser – equipamento não letal de alta tecnologia – e uma viatura equipada tipo Base Comunitária Móvel, que vão reforçar a segurança na cidade.

Neste ano a Guarda Municipal vai desenvolver o projeto “Anjos da Guarda do Amanhã”, para tratar de temas como violência escolar, exploração sexual infantil, violência doméstica, trânsito, bulliyng e prevenção ao uso de substâncias que causem dependência química.

Jornal Midiamax