O vencedor do Prêmio Turner em 2001, Martin Creed, quer ouvir sinos tocando a partir das oito horas da manhã por todo Reino Unido, no dia 27 de julho de 2012, para marcar a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Ele afirmou que desde os tempos da Roma Antiga, sinos são utilizados para anunciar procissões e celebrações especiais ao revelar, nesta sexta-feira, que trata-se de uma parte importante da Olimpíada Cultural e do Festival de Londres programados para o ano que vem.

Entretanto, o Conselho de Tocadores de Sino de Igreja, fundado em 1891 e que representa atualmente 65 associações afiliadas, rejeitou a proposta do artista, alegando que a ação “é meio sem sentido”.

– Pode ser visto como anti-social tocar os sinos da igreja às oito horas em um dia que normalmente não é associado ao toque dos sinos – disse o porta-voz da entidade Alan Chantler, em entrevista ao site More than the Games, da Agência Sportsbeat.

Apesar da oposição a ideia de Creed, o porta-voz afirmou que o conselho apoia os Jogos Olímpicos e que está trabalhando em uma nova canção para o evento, em parceria com o artista Howard Skempton.

– Eu acho que vale a pena tentar fazer. Não pretendo criticar os que não querem, pois todos são livres para fazer o que bem entenderem – disse Creed.