Pular para o conteúdo
Geral

Florestas plantadas é tema de workshop que acontece na capital nesta sexta

Mercado da Borracha Natural e a Rentabilidade da Seringueira, Manejo do Seringal, Linhas de Financiamentos do Setor Florestal, Rentabilidade da Atividade Pecuária com o Eucalipto e Mercado Regional do Eucalipto são os temas que serão abordados durantes as palestras do Workshop Mais Floresta. O evento que traz a Campo Grande palestras sobre o plantio e manejo […]
Arquivo -

Mercado da Borracha Natural e a Rentabilidade da Seringueira, Manejo do Seringal, Linhas de Financiamentos do Setor Florestal, Rentabilidade da Atividade Pecuária com o Eucalipto e Mercado Regional do Eucalipto são os temas que serão abordados durantes as palestras do Workshop Mais Floresta.

O evento que traz a Campo Grande palestras sobre o plantio e manejo de eucalipto e seringueira acontece desde a manhã desta sexta-feira (18) no auditório do Sindicato Rural da capital.

Nesta manhã o diretor da Cautex, Getulio Ferreira, fala sobre ‘Mercado da Borracha Natural e a Rentabilidade da Seringueira’, ele lembra que mais de 40 mil produtos que nos deparamos cotidianamente, são produzidos com a utilização da borracha natural. Ainda assim, considerando toda produção de seringueira da América Latina, temos apenas 2% da área plantada no mundo.

Segundo o especialista, o Brasil é o país de maior capacidade de expansão na heveicultura e se destaca no exterior devido ao solo rico, área apropriada e mercado promissor. “Demais países estão estagnados, sem mais espaço para o plantio. Muitos dos países que se destacam na produção da borracha natural, são menores que os espaços aptos para a essa prática no MS”, afirma.

Com este panorama, o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) Eduardo Riedel aponta que o workshop vem auxiliar o homem do campo com informações de qualidade. Ele lembra que neste momento que se fala tanto em Floresta Plantada é importante o produtor conhecer mais sobre o produto ‘do ponto de vista de negócio’.

Já o presidente do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Ademar Silva Júnior afirma que a Floresta Plantada é uma grande oportunidade para o produtor rural. Segundo ele, o Mato grosso do Sul é ‘a bola da vez’. Assim, nada mais apropriado que capacitar os produtores para entrarem neste mercado.

O programa

Oito municípios foram beneficiados com o programa. Além de Camapuã, os municípios de Campo Grande, , , Aparecida do Taboado Sonora, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Figueirão, Nova Andradina e Sonora participarão do Mais Floresta no próximo ano.

São parceiros do Mais Floresta: Painel Florestal, Cautex, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul-BRDE, Reflore MS, Sebrae, Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura-SBAG, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD.

MS

Mato Grosso do Sul tem hoje aproximadamente 300 mil hectares de florestas plantadas. A expectativa, oficializada por meio do Plano Estadual de Florestas, é de que essa área chegue a um milhão de hectares até 2030. Atualmente, a estimativa do Senar/MS é que existam em MS, aproximadamente 12 mil hectares de seringueiras.

Para 2030, a expectativa é de que haja 50 mil hectares de seringueiras plantados, classificando MS como o segundo maior produtor nacional de látex, ficando atrás apenas de São Paulo.

A produção mundial de borracha é de oito milhões de toneladas e há um déficit de um milhão de toneladas por ano. O principal atrativo é o valor pago pela borracha.  Hoje um hectare de seringueira em fase de sangria tem um rendimento bruto mensal de cerca de R$ 1.200,00

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados