Fiscalização a favor do pedestre já autuou 406 motoristas este mês

A campanha e a Fiscalização da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) e do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), a favor do pedestre, já notificou 406 motoristas este mês, por não respeitarem a faixa de trânsito de pessoas. De acordo com o órgão, os locais de maior autuação estão sendo a Avenida Afonso Pena e a Avenida Eduardo Elias Zahran.

“O condutor e o pedestre tem de ter um respeito recíproco. O pedestre tem a obrigação de verificar se o sinal está aberto para ele passar. Mas, se ele estiver no meio da faixa e o sinal estiver aberto para o motorista, o pedestre tem o direito de dar continuidade na sua travessia”, afirma a 2° sargento da PM, Elenir Menezes de Souza.

Em contato com os motoristas, a sargento Elenir afirma que muitos têm medo de esperar o pedestre passar e serem surpreendidos com uma batida na traseira do seu veículo. “Eles dizem que se esperarem muito, vem outro carro e bate atrás. Mas é para isso que existe a direção defensiva, que diz que tem de haver uma distância mínima entre os veículos para prevenir acidentes”, explica 2° sargento Elenir.

A campanha e a Fiscalização, que teve início no dia 30 de novembro, ainda não tem data prevista para acabar.