A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) lançou nesta terça-feira (29) uma ferramenta para divulgação dos gastos do governo em pagamento de juros da dívida brasileira. O Jurômetro marca o gasto anual com juros e ainda aponta os investimentos que poderiam ter sido feitos com esses recursos.

A ferramenta está disponível no site www.jurometro.com.br. Para o cálculo do valor, a Fiesp utilizou dados oficiais do Banco Central e do governo federal.

Com todos esses dados, o Jurômetro compara quantas escolas, salários mínimos, cestas-básicas, por exemplo, poderiam ser pagos ou construídos com o que o governo gasta com juros. “Resolvemos criar uma ferramenta para que a sociedade acompanhe o que essa tal de taxa básica de juros representa”, explicou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Segundo ele, os juros são um dos grandes problemas que afetam a competitividade das empresas nacionais ante suas concorrentes estrangeiras. A taxa encarece os investimentos, prejudica o câmbio e faz com que os produtos brasileiros percam espaço para os produzidos fora do país, explicou o presidente da federação.