Festança na Praça Antônio João marca Dia do Gaúcho em Dourados

Na noite desta terça-feira (20), a Praça Antônio João, um dos principais cartões postais de Dourados foi tomada por gaúchos e descendentes na comemoração do Dia do Gaúcho, quando se comemora a data da Revolução Farroupilha. “Vê como são os gaúchos. Comemoramos até a revolução que perdemos”, disse Nestor Eberrart, membro do CTG – Centro de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na noite desta terça-feira (20), a Praça Antônio João, um dos principais cartões postais de Dourados foi tomada por gaúchos e descendentes na comemoração do Dia do Gaúcho, quando se comemora a data da Revolução Farroupilha. “Vê como são os gaúchos. Comemoramos até a revolução que perdemos”, disse Nestor Eberrart, membro do CTG – Centro de Tradições Gaúchas.

Na recepção da festa estava o Patrão do CTG de Dourados, José Boniatti, que sempre perto da churrasqueira recebeu os amigos dos gaúchos, que foram muitos. Cerca de 280 pessoas, entre gaúchos, descendentes e amigos, passaram ontem pela Antônio João. “É um sucesso, fechamos bem a semana do gaúcho”, disse o Patrão, de poucas palavras, mas muito festeiro e simpático.

Para Luiz Velter a simbologia de fazer a festa na praça central de Dourados tem o intuito de integrar os gaúchos com os locais. “ Pensamos nisso quando decidimos fazer a festa aqui na praça. A idéia era mostrar que não somos fechados no CTG como pensam alguns. Na verdade todos estão convidados”.

O ‘tradicionalismo’ gaúcho, levado de geração em geração, já se expalhou pelo mundo, segundo Nestor Eberrart. “São 5800 CTGs pelo mundo. Mais de oito milhões de pessoas se orientam no tradicionalismo gaúcho”, conta Nestor.

Na abertura das danças típicas, tocadas pelos músicos do próprio CTG de Dourados, o lema da revilução farroupilha foi lembrado para lembrar a todos o sentimento dos tradicionalistas: “Liberdade, igualdade e lealdade”. A noite seguiu com o churrasco a festa de e grupos de danças tradicionais, como os pequenos gauchinhos do CTG de Laguna Carapã com a Dança do Caranguejo, uma das mais típicas dos tradicionalistas.

Conteúdos relacionados