Reunidas na manhã deste domingo (20), na Praça do Rádio, profissionais da estética e saúde comemoram a criação do Conselho Nacional de Esteticistas e a regulamentação da categoria.

De acordo com Joana Aguirre, presidente da Associação Profissional dos Esteticistas e Cosmetólogos de mato Grosso do Sul (Apecsul), o com a criação do Conselho, a profissionalização será obrigatória para quem quiser atuar na área. “Há 15 anos lutamos por este Conselho e hoje é um dia de festa, pois conseguimos uma grande conquista”, diz a presidente.

Mesmo ainda não tendo terminado a , Juliana Zago Tocketto, de 28 anos, diz que uma de suas preocupações enquanto profissional era a regulamentação da categoria e agora se sente aliviada. “O Conselho veio para nos defender, agora quem fizer um curso de oito horas não terá mais espaço no mercado”, diz a acadêmica.

Recém formada, Dagmar Gomes Ferreira, de 32 anos, também comemora e está confiante de que a profissão tende crescer. “É uma vitória! A criação do Conselho vai valorizar a profissão e selecionar o mercado de trabalho”.

Durante o encontro neste domingo, foram sorteados entre as participantes convites para o 11° Congresso Saúde e Estética, que acontece de 27 a 28 de novembro, no , em .