A partir do próximo ano, estudantes de Campo Grande poderão obter o diploma de “High School”, equivalente ao nosso Ensino Médio, sem precisar ir para os Estados Unidos. O Colégio Harmonia,  escola bilíngue estabelecida na Capital, está trazendo para a cidade o Harmonia High School, um serviço de ensino presencial que permitirá ao aluno que cursar do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, obter tanto o diploma brasileiro quanto o norte-americano, simultaneamente.

Segundo o diretor do Ensino Médio, Daniel Martins, o que possibilita a validade simultânea dos currículos é o convênio com uma das melhores universidades dos Estados Unidos, a Texas Tech University (Lubbock, TX, EUA). Com professores nativos de língua inglesa, a escola oferecerá, a partir do 9º ano do Fundamental, 17 disciplinas oficiais do currículo americano, entre elas Oratória, Política, Economia, Trigonometria, História, Literatura e Sistemas de Informação. As matérias do currículo brasileiro são reconhecidas e convalidadas para o currículo americano, compondo o número de créditos necessários à graduação oficial do High School junto aos órgãos reguladores americanos.

Como todos os exames e trabalhos dos alunos serão corrigidos nos Estados Unidos, os diplomas serão emitidos pela própria universidade texana, que é bastante exigente na avaliação. As matérias em inglês serão ministradas entre o 9º ano do ensino fundamental (antiga 8ª série) e a 2ª série do ensino médio, reservando o 3° ano para preparação para o ENEM e vestibulares.

Segundo Martins, apenas 18 escolas no Brasil têm a certificação da Texas University e o Harmonia foi aprovado por adotar o regime de estudo em tempo integral (manhã e tarde) e ser bilíngue na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Pela manhã, os alunos continuarão estudando como sempre fizeram, em português. As aulas do currículo americano serão dadas à tarde, somente em inglês, por professores nascidos e formados em países de língua inglesa”, explica Daniel.

O diretor complementa que a possibilidade de permitir que os estudantes tenham um diploma de High School válido nos Estados Unidos sem sair de Campo Grande agrada aos pais não só no plano afetivo, uma vez que não precisarão ficar longe dos filhos em um eventual intercâmbio, mas também traz uma enorme economia. “Um estudante que vai estudar lá fora gasta em torno de 15 mil dólares por um período de apenas 10 meses. Por aqui, o valor da mensalidade será o mesmo de uma boa escola de Ensino Médio e o estudante não precisará se preocupar em cursar disciplinas extras para validar seu diploma no Brasil”, enfatiza Daniel.

Para concorrer a uma das vagas do Harmonia High School, que começa a operar no próximo ano, o estudante terá que fazer uma prova de avaliação de proficiência em Língua Inglesa, elaborada pela TEA (Secretaria de Educação do Texas). Serão considerados aptos aqueles que obtiveram desempenho acima de 60%.

Serviço:
Harmonía Escola Bilngue – (67)3341.5757